Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR promove o 1º WEBINAR
Início do conteúdo da página

O objetivo do evento foi a capacitação do corpo docente da EPCAR quanto às práticas de ensino no ambiente virtual


Nos dias 9 e 10 de junho, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), realizou o 1° WEBINAR destinado aos docentes do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), com o tema “Reconstruindo caminhos com o uso de tecnologias na educação”. A opção pelo webinar foi por consistir em um seminário online, ao vivo, que permitiu a interação de todos os participantes da audiência de maneira síncrona e via chat, sendo um encontro fundamental para que os envolvidos compreendessem as nuances do ensino remoto, além de conhecerem ainda mais práticas interativas no processo de ensino e aprendizagem.

Participaram do evento os professores, as pedagogas e o Chefe da Divisão de Ensino, Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, que comentou sobre a importância dessa formação. “A realização do 1º Webinar da EPCAR teve o objetivo de capacitar o corpo docente quanto às práticas de ensino em tempos virtuais, sobretudo, buscou proporcionar subsídios para o aprimoramento didático e pedagógico das aulas online, por meio de videoconferência, e da implementação do Ambiente Virtual de Aprendizagem no CPCAR”, concluiu. Participou do evento, também, a equipe do Departamento de Ensino do Colégio Naval, sediado em Angra dos Reis (RJ).

A programação contou com palestras cujas temáticas estavam relacionadas às metodologias com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, além de momentos para debates e questionamentos.

A prática de ensino em tempos virtuais, tema proferido pelo Professor Mestre Alex Ribeiro Nunes, da Universidade de Lavras, levou a plenária a refletir sobre a riqueza de uma aula online e os desafios que podem ser superados a partir de um bom planejamento e interação com os estudantes. Já os professores Kristian Gonçalves Gomes e Amanda Angélica Pinheiro, profissionais do SENAC e MEATUS SOLUÇÕES, respectivamente, apresentaram o tema: o poder da comunicação em ambiente virtual, sendo um momento que oportunizou uma reflexão acerca da importância da linguagem clara, estilos de aprendizagem, administração do tempo, concentração dos alunos, dentre muitas outras possibilidades de interação eficiente.

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, encerrou o evento agradecendo aos participantes e, enfatizando a importância da capacitação e envolvimento de todos em busca da excelência do ensino ofertada aos futuros oficiais da Força Aérea Brasileira. “Devemos buscar evoluir cada vez mais naquilo que fazemos, de buscarmos sermos melhores pessoas e profissionais. A excelência é um hábito a ser adotado principalmente para quem tem o dever de ensinar, de formar, de preparar, que é o papel de todos nós aqui. É isso que nos faz vir à Escola todos os dias”, concluiu o oficial-general.

 

Fonte: Divisão de Ensino da EPCAR, por Tenente Tereza
Fotos: Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página