Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR comemora o Dia do Pedagogo
Início do conteúdo da página

 

Militares atuam desde o planejamento, execução, controle, avaliação, até o acompanhamento de todas as atividades de ensino

 

 

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) homenageou, nesta quarta-feira (20/05), Dia do Pedagogo, as militares pedagogas da “Nascente do Poder Aéreo”. Pertencentes à Divisão de Ensino (DE), as seis oficiais são responsáveis por analisar sistematicamente as práticas desenvolvidas (a partir da história da instituição, seus objetivos e perspectivas teóricas que levem em conta as peculiaridades da instituição militar) e propor a implementação de elementos essenciais para que a aprendizagem ocorra de forma significativa.

A profissão militar requer uma formação diferenciada, que busque inculcar determinados valores e desenvolver competências, habilidades e atitudes imprescindíveis ao exercício das atividades que lhe são próprias. Nesse sentido, segundo a Tenente Franciele Daiane Rodrigues Resende, o pedagogo, em uma instituição de ensino militar, atua nas questões próprias do ensino, como: a explicitação da intencionalidade pedagógica, as metodologias utilizadas, a sistematização e sequência didática dos conteúdos, a relação entre os conteúdos e/ou práticas apreendidas com o futuro exercício profissional e os processos avaliativos, tanto no Campo Geral quanto no Campo Militar. “É o profissional que intervém qualitativamente na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, sem “perder de vista” o que há de essencial nas Forças Armadas: a socialização de princípios, valores e formas de conduta inerentes à vida militar”, explica.

Para o chefe da Divisão de Ensino, Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, é merecido o reconhecimento a esses profissionais que atuam desde o planejamento, execução, controle, avaliação, até o acompanhamento de todas as atividades de ensino. “Neste período excepcional de Emergência de Saúde de enfrentamento do coronavírus, a atuação dos Oficiais Pedagogos foi fundamental para a preparação da equipe docente na implementação de novas práticas na EPCAR, sobretudo, a adoção no CPCAR de aulas on-line, por meio de videoconferência, entre outras relevantes intervenções”, destacou.

Ressaltando a importância da dedicação irrestrita em prol do ensino, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, agradeceu pelos excelentes trabalhos que sempre foram realizados e repassou às oficiais os cumprimentos do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro-do-Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad. “O fato é que estes valorosos profissionais têm demonstrado, em meio às dificuldades encontradas, resiliência e capacidade de renovação, o que reforça sobremaneira seu elevado grau de comprometimento com a Força Aérea Brasileira”, resumiu o Diretor.

Clique aqui e veja mais fotos.

 

Dia do Pedagogo

O Dia do Pedagogo a ser comemorado no dia 20 de maio de cada ano foi instituído pela Lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015. A data é uma forma de reforçar a importância dos profissionais que planejam, executam e coordenam tarefas distintas, e muitas vezes complexas, na área de educação, sempre em busca da excelência.

 

Fonte: EPCAR, por Sargento Domingos
Fotos: Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página