Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR homenageia ex-combatente da FEB
Início do conteúdo da página

 

Veterano da Segunda Guerra Mundial relembra os momentos vividos naquele cenário

No dia 8 de maio, data em que se comemoraram os 75 anos do término da segunda guerra mundial na Europa, o Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, homenageou, em uma chamada por vídeo, o senhor João Rodrigues da Costa, soldado do Exército Brasileiro que participou como radiotelegrafista na conquista do Monte Castelo pelas tropas aliadas contra a Alemanha nazista.

O senhor João, hoje com 96 anos de idade, morador da cidade de Barbacena (MG), foi um dos mais jovens recrutados para aquela missão, tendo que enfrentar o rígido inverno europeu, vencendo todas as dificuldades e desafios que ali surgiram. “Fizemos o que podia ser feito...lutamos. Graças a Deus, conseguimos vencer”, relata emocionado e agradecido pelo reconhecimento da EPCAR.

Para o Brigadeiro Silva Mendes, a população mundial deve muito ao que o ex-combatente e seus colegas pracinhas fizeram naqueles momentos na Itália. “Recentemente eu acabei de ler um livro de Winston Churchill, em que ele fala em discurso no parlamento britânico, reconhecendo o valor das tropas brasileiras. Foi um discurso totalmente espontâneo em que ele reconhece o valor das nossas tropas e o senhor João Rodrigues da Costa é um representante destes valorosos soldados", afirmou.

O comandante da EPCAR encerra a conversa com o ex-combatente prestando a sua continência ao senhor João, como forma de reconhecimento pelos grandes feitos conquistados para o Brasil e para o mundo.

 

Dia da Vitória

Em 8 de maio, o Primeiro-Ministro britânico Winston Churchill fez uma transmissão pelo rádio e anunciou que as hostilidades haviam terminado nas Ilhas do Canal.
A derrocada nazista ocorreu em 7 de maio de 1945, quando o general Alfred Jodl – do Alto Comando Alemão – assinou a incondicional rendição de todas as forças germânicas.
O anúncio oficial seria feito só no dia 9, mas a imprensa noticiou no dia 8, que entrou pra história como o Dia da Vitória na Europa.

 

Fonte: EPCAR, por Tenente Eduardo Marques
Fotos: Sargento Herculano
Fim do conteúdo da página