Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > GUARNAE-BQ homenageia as mulheres do efetivo
Início do conteúdo da página

 

 Dia Internacional da Mulher foi comemorado com almoço festivo

 

O dia 8 de março de 2020 é considerado o Dia Internacional da Mulher. Data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970, simbolizando a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Portanto, para celebrar essa importante data, a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), no dia 9 de março de 2020, reuniu o seu efetivo feminino, composto por militares, servidoras civis e professoras, em um almoço festivo. Estiveram presentes o Comandante Interino da EPCAR, Coronel Aviador Paulo Ricardo da Silva Mendes, o Chefe da Divisão de Ensino (DE) da EPCAR, Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, o Chefe do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), Coronel Intendente Ronald José Pinto, e o Comandante do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), Tenente-Coronel Médico Márcio Mattos Pinheiro, acompanhados das respectivas esposas.

Ideias grandes, imaginação… verdadeira? Rosa ou espinho, bruxa ou fada…Guerreira.”, esse é um trecho do poema escrito e declamado pela professora de língua inglesa Norma Gouveia, em homenagem a todas as mulheres. Na sequência, o Suboficial Celeste José Discacciati, Graduado Master da GUARNAE-BQ, também prestou uma homenagem com a leitura de um texto “…a presença serena e marcante de profissionais aguerridas e a coragem de desbravar novos ambientes, ocorreu a sinergia perfeita que uniu homens e mulheres, elevando seu gládio alado nas verdadeiras Asas que protegem o país.”, discursou.

Finalizando o evento, o Coronel Silva Mendes fez questão de agradecer a todas pela dedicação e profissionalismo no cumprimento da missão. “Esta data não poderia deixar de ser celebrada pela Guarnição, pelo fato de vocês, guerreiras, profissionais, auxiliarem, com excelência, no preparo dos alunos da Nascente do Poder Aéreo. Feliz Dia da Mulher!”, finalizou.

  Clique aqui e veja mais fotos deste evento.

 

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher existe, enquanto data comemorativa, como resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, greves, comitês etc. Essa mobilização política, ao longo do século XX, deu importância para o 8 de março como um momento de reflexão e de luta. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

 

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Domingos
Fotos: Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página