Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Diretor de Ensino ministra aula inaugural
Início do conteúdo da página

 

Entre os assuntos abordados estão a modernização do ensino, reflexões sobre o estudo e deveres dos alunos

 

Na manhã desta sexta-feira (06/03), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), foi realizada a aula inaugural do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) do ano de 2020. A palestra foi ministrada pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad e contou com a presença do Comandante Interino da EPCAR, Coronel Aviador Paulo Ricardo da Silva Mendes, do Chefe da Divisão de Ensino, Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, e de todo o efetivo da EPCAR, inclusive, o corpo docente da Instituição.

Começando desde a sua entrada como aluno na EPCAR até os dias atuais, o oficial-general discursou ao público presente sobre a modernização do ensino, apresentando o plano de modernização do ensino da aeronáutica (PEMAER), identificando as principais atribuições do aluno no processo ensino-aprendizagem e ressaltando os valores fundamentais do militarismo. “A ideia com esta aula era identificar algumas peculiaridades do Ensino no Comando da Aeronáutica e, parafraseando o objetivo do CPCAR, procurar despertar nos alunos a motivação para a carreira e o entusiasmo pela Força Aérea Brasileira (FAB)”, afirmou.

Realmente foi uma palestra muito esclarecedora, onde tivemos o privilégio de ouvir quem planeja, gerencia e controla as atividades de ensino da FAB. O Major Brigadeiro do Ar Mrad apresentou os assuntos de forma clara, mostrando a nós, alunos, o esforço empenhado para exercer essa nobre missão, além de compartilhar toda a sua experiência vivida nos tempos de EPCAR, nos incentivando a alçar voos ainda maiores”, declarou o aluno Jean Pedro Dias de Oliveira, componente do Esquadrão Phoenix e líder do Corpo de Alunos. Seu pensamento é semelhante ao do aluno Gustavo Pires Lopes Pinto, do primeiro ano do CPCAR, que também se sentiu lisonjeado na absorção de novos conhecimentos. “Foi uma oportunidade incrível de entender a metodologia e o ensino da Força Aérea, ainda mais para nós que ingressamos em 2020, é muito importante essa motivação vinda de alguém com um elevado nível de conhecimento e vivência. Percebemos que a vitória só será alcançada se houver o nosso esforço pessoal”, concluiu.

O Comandante Interino da EPCAR, Coronel Aviador Silva Mendes, em sua fala de agradecimento, destacou o apoio da Diretoria de Ensino (DIRENS) e enalteceu a brilhante explanação do oficial-general. “Agradeço a disponibilidade do Diretor de Ensino da Aeronáutica e tenho a certeza que foi muito recompensador para todos nós, principalmente para os nossos alunos, pois a ideia era essa, trazer pessoas que ocupam posições importantes dentro da Força e que estudaram nas mesmas salas de aula as quais eles se encontram atualmente, para motivá-los ainda mais ao cumprimento dos objetivos propostos”, encerrou.

A vibração que foi percebida logo no início da aula, com o canto do Hino Nacional Brasileiro, foi confirmada pela euforia e reconhecimento dos presentes ao aplaudirem o palestrante, de pé, ao término do evento. No final, o Major Brigadeiro Mrad ainda presidiu e prestigiou a passagem de serviço do Corpo de Alunos da “Nascente do Poder Aéreo”.

Clique aqui e veja mais imagens deste evento.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Domingos
Fotos: Sargento Domingos
 
 
 
Fim do conteúdo da página