Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Aluno pioneiro de 1949 faz doação de itens para Sala Histórica
Início do conteúdo da página

Integrante da turma Pioneira, o Aluno 49/152 Renô cedeu documentos e fotos de sua época de aluno, que serão incorporados ao acervo da Sala Histórica Professor Fernando Victor


Na tarde desta quinta-feira (18/07), o Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani recebeu uma visita ilustre em seu gabinete. Trata-se do aluno veterano que integrou a turma dos pioneiros de 1949, Renô Queiroz Fabiano Alves e que na oportunidade, fez a cessão de documentos e fotos que retratam o período em que integrou a primeira turma do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). A visita foi acompanhada pelo filho do aluno pioneiro e pela senhora Adriana Iop Bellintani, esposa do Comandante da Escola.

Relembrando seus tempos de aluno, o Coronel Aviador Renô contou suas histórias como se as estivesse vivendo naquele momento. A cada folheada nas pastas e livros que trouxe, o mesmo descrevia os fatos, narrando-os de maneira tão convicta e detalhada, que despertou na historiadora Adriana Bellintani o desejo de escrever textos que contarão a história da EPCAR com um outro ângulo de visão, baseado em documentos inéditos e que apresentam ilustrações e detalhamentos do marcante ano de 1949, que marcou a criação do CPCAR. “Quero usar todos estes documentos para aprofundar em uma nova pesquisa e contar mais um pouco dos fatos ocorridos nestes 70 anos da Escola. Nos sentimos muito gratos pela confiança em nós depositada pelo Coronel Renô, pioneiro da turma de 1949, que ao entregar documentos e fotos pessoais à EPCAR, contribui com a memória e a história da Força Aérea Brasileira (FAB)”, concluiu a historiadora que participou ativamente para a inauguração da Sala Histórica Professor Fernando Victor, realizada no aniversário do septuagésimo aniversário da Escola, em maio deste ano, além de ser autora de um capítulo do livro Non Multa Sed Multum, que conta com artigos relacionados as sete décadas de história da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR.

Se sentindo em casa, apesar de setenta anos passados desde o seu ingresso na EPCAR, Renô contou os fatos que marcaram os momentos de aluno, por meio de vivências experimentadas por ele e pelos integrantes da turma. Foram canções, lembranças e momentos descritos para o atual comandante e que retratam uma diferença cultural entre os atuais alunos e os componentes da Turma de 1949. Em uma mensagem direcionada ao Corpo de Alunos da EPCAR, o veterano diz desejar sucesso e estabilidade para o prosseguimento da formação de futuros cadetes. “Nossa escola continua primorosa em seu atendimento e na evolução dos tempos. Ela tem evoluído positivamente e torço por um bom futuro para ela. Aos atuais alunos, desejo que mantenham a escola sempre atualizada e vibrante, como no passado. Faço votos que prossigamos e acompanhemos as evoluções dos tempos atuais”, mencionou, mostrando as fotos trazidas e detalhando o valor histórico de cada um dos documentos, em especial, àqueles onde se narra a história do primeiro processo seletivo para ingresso no CPCAR.

Os materiais apresentados agora serão escaneados e seus originais restituídos ao aluno veterano. Por intermédio da reunião das fotos e documentos, que integrarão o acervo da Sala Histórica, uma nova narrativa poderá ser contada para as gerações futuras, enriquecendo a memória da EPCAR e enaltecendo e valorizando, ainda mais, a história construída pela Escola na cidade de Barbacena (MG).

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos

 

Fim do conteúdo da página