Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > CFSd realiza Exercício de Campanha
Início do conteúdo da página

Desde o dia 18 de fevereiro, 40 jovens estão sendo preparados para o cumprimento do Serviço Militar Inicial


Ingressar na carreira militar é um dos sonhos de milhares de jovens em todo o Brasil. Em Barbacena (MG), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) é a unidade militar responsável pela formação dos jovens, do sexo masculino, que no ano em que completam 18 anos, devem se alistar para prestação do serviço militar inicial. Esta é mais uma das formas de ingresso nas Forças Armadas (FFAA). Atualmente, o alistamento é realizado pela internet e gerenciado pelo Exército Brasileiro (EB), que posteriormente repassa as informações às unidades militares que conduzirão o recrutamento e a formação dos conscritos, após a incorporação.

Em 18 de fevereiro deste ano, 40 jovens iniciaram o Curso de Formação de Soldados (CFSd), na EPCAR, vivendo uma rotina intensa de instruções diárias. Nas semanas iniciais, os recrutas foram submetidos a um período de adaptação à conduta militar e ao ambiente da caserna. Agora, vivem uma segunda fase do curso: a especialização, que é um período destinado à formação básica, constituída de instruções cívicas, bélicas e de infantaria.

Para o jovem Iago Henrique dos Santos, integrante da turma, este período de recrutamento tem sido de muito crescimento e amadurecimento. “Eu ingressei não tendo conhecimento do que efetivamente ocorria num quartel. Hoje percebo que é totalmente diferente da vida civil e que os valores que nos são transmitidos faz com que transformemos as coisas cotidianas em ações importantes. Este recrutamento tem contribuído para uma mudança de vida. Todas as pessoas deveriam viver esta experiência para seu crescimento pessoal”, afirmou.

Durante o mês de maio, os integrantes da turma Kairós – nome escolhido pelos integrantes – participaram de duas atividades operacionais essenciais na formação e na capacitação do futuro combatente militar. Nos dias 2 e 3 de maio, realizaram uma marcha de aproximadamente 30 km, entre as cidades de Barbacena e Santos Dumont (MG), encerrando o percurso no Parque Museu Casa Natal de Santos Dumont, fazenda onde nasceu o Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont. Já no final do mês, durante uma semana, participaram do Exercício de Campanha (EXEC), momento em que são desenvolvidas várias atividades e instruções operacionais. O EXEC encerrou com mais uma marcha, desta vez, de 11km, entre as cidades de São João Del-Rei (MG) e Tiradentes (MG), passando pela Serra de São José. Nestes dois momentos, todos os recrutas foram submetidos a treinamentos com o objetivo de prover aos instruendos treinamentos dos procedimentos, técnicas e táticas básicas de uso do equipamento individual, marchas, estacionamento, deslocamentos terrestres, exercícios de maneabilidade e exercícios práticos.

As atividades propostas são fundamentais para que os recrutas possam ter uma formação de qualidade. Eles superaram limites anteriormente desconhecidos, sejam eles físicos ou psicológicos. O jovem que ingressa nas Forças Armadas ainda não conhece sua própria capacidade e estas atividades forjam os militares de forma de que no futuro ele cumprirá sua missão com confiança e precisão, sabedor de sua capacidade, seja em tempo de paz ou guerra, caso necessário for. Eles estarão preparados para enfrentar situações adversas”, destacou o Comandante da Companhia de Infantaria do Esquadrão de Segurança e Defesa de Barbacena (ESD-BQ), Segundo Tenente José Eduardo Ferreira Torres.

Com 19 anos, João Pedro Alexandrino Fernandes destacou que os exercícios foram importantes para reconhecer os seus próprios limites. “A incorporação na FAB mudou completamente a minha vida. Vejo que nunca tinha experimentado adversidades, como frio e extremo cansaço físico e hoje tenho a percepção sobre o que é uma verdadeira dificuldade. Reclamamos, mas com estas experiências, temos uma nova visão. É muito gratificante concluir estas etapas e terminar os exercícios com vibração. Se pudesse, faria tudo novamente”, destacou.

A turma Kairós continua o curso de formação com instruções sobre regulamentos e formação militar. A conclusão do curso está prevista para o dia 12 de julho, onde os atuais integrantes da turma farão o compromisso à bandeira Nacional e serão declarados soldados da Força Aérea Brasileira.

Você pode visualizar mais imagens clicando aqui.

SERVIÇO MILITAR INICIAL

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas nas Forças Armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica - e compreenderá, na mobilização, todos os encargos relacionados com a defesa nacional e será prestado por classes constituídas de brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro, no ano em que completarem 19 anos de idade.

A prestação do Serviço Militar é regulamentada na Lei 4.375, de 17 de agosto de 1964.

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos

 

Fim do conteúdo da página