Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAr conquista 5 das 11 modalidades disputadas na 49ª edição da NAE
Início do conteúdo da página

Após uma semana de muitas disputas e emoções, terminou na última sexta-feira (29), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), a 49ª edição da NAE. A Nascente do Poder Aéreo conquistou o primeiro lugar em 5 das 11 modalidades disputadas: vôlei, esgrima, orientação, xadrez e atletismo, e foi o grande destaque da competição.

O aluno Thiago Goulart Gomes Oliveira, da EPCAr, hexa campeão com a equipe de atletismo, conquistou medalha de ouro nas três provas que disputou: 400m, 800m e revezamento 4x400. O atleta falou da importância do treinamento para o sucesso nas provas. “O que define o vencedor é o querer mais, e isso a gente não mostra no dia da competição e sim ao longo do treinamento. A vitória é uma recompensa pela dedicação durante todo o ano.” conclui

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) ganhou 4 troféus, no futebol, basquete, triatlo militar e tiro esportivo, modalidade que teve novo recorde na disputa por equipes, com a marca de 1745,1 pontos e individual com o aluno Diorgenes dos Santos Galvão, que atingiu a marca de 591,7 pontos, ambas as pontuações no tiro de precisão, na posição de pé. O Colégio Naval foi vencedor na natação e no judô.

A solenidade de encerramento foi presidida pelo Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, Diretor de Ensino da Aeronáutica, e contou com a presença do General de Brigada Jorge Antonio Smicelato, Presidente da Comissão de Desportos do Exército; do Capitão de Mar e Guerra Luiz Claudio Reis, Gerente Executivo da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB); e dos comandantes das três escolas: Coronel de Atilharia Marcus Alexandre Fernandes (EsPCEx), Brigadeiro do Ar José Aguinaldo de Moura (EPCAr) e Capitão de Mar e Guerra Fabrício Fernando Nazareth Duarte (Colégio Naval).

Na cerimônia, além dos tradicionais ritos militares o público pode assistir a passagem da tocha olímpica ao representante da EsPCEx, escola sede da 50ª edição, em 2018, e a união das três topas durante o desfile, que simbolizou a união entre os atletas.

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro Moura, ressaltou o lema da competição em seu pronunciamento. “Vimos consolidada nessa edição da NAE a ideia da amizade através do esporte, lema da competição. Destaco como exemplos o atleta que esqueceu seu próprio desempenho para ajudar um companheiro de outra escola e união de torcidas rivais durante uma competição. Isso é reflexo do trabalho que estamos fazendo com os senhores nas escolas militares. A única forma de melhorar o país é através da educação e do exemplo e nós fazemos isso com brilhantismo”, destacou.

Na ocasião os alunos da Sociedade Acadêmica e da Nascentv, da EPCAr, também realizaram a entrega simbólica das doações arrecadadas durante os jogos (roupas, alimentos, produtos de higiene, etc) às instituições de Barbacena beneficiadas.

NAE

A NAE (Naval, Aeronáutica e Exército) é uma competição esportiva realizada entre as escolas preparatórias das três Forças Armadas, com o objetivo de desenvolver a camaradagem e o gosto pelo esporte entre os alunos. Os jogos são promovidos pelo Ministério da Defesa (MD), e a cada ano uma dessas Escolas é a anfitriã.

 

Confira mais fotos da 49ª Edição da NAE:  http://www2.fab.mil.br/nae/index.php/imagens

 

Foto: 3S Matheus Melo

Fim do conteúdo da página