Na última sexta-feira (25.11) a Escola Preparatória de Cadetes do Ar recebeu a visita do Major-Brigadeiro do Ar Jorge Kersul Filho, hoje na reserva, que foi comandante da operação de resgate no local do acidente do voo 1907 Gol ocorrido em setembro de 2006.
O oficial general ministrou palestra aos alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar e a todo o efetivo da Escola sobre a maior operação de resgate da Força Aérea Brasileira. Na explanação abordou sobre os fatores que contribuíram para o acidente, desde o momento da decolagem das duas aeronaves envolvidas, o Boeing 737 e o Embraer Legacy 600, até o trabalho de resgate das vítimas.
Segundo ele a operação iniciou com o objetivo de resgatar sobreviventes enviando para o local uma equipe de paraquedistas do Esquadrão Terrestre de Salvamento ( EAS PARA-SAR ), que realizou a primeira atividade de busca , com o reconhecimento da área de queda da aeronave e a utilização dos equipamentos que apoiaram a missão, como os helicópteros Super Puma, H1H e o BlackHawk.
Para o Major- Brigadeiro a missão teve muitos desafios e demonstrou exemplos de união, treinamento, disciplina e compromisso dos militares . Houve a possibilidade colocar em prática a operacionalidade do efetivo e instituições envolvidas na operação, as condições de trabalho das equipes e a logística realizada.
Logística da operação
Horas voadas – 1534h
Pessoal – 741 + 250 ( pessoal do Campo de provas Brig Veloso ) - 991
Organizações participantes – 71
Carga transportada – 382 ton
Passageiros transportados - 6308
Redes Sociais