Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR formou 143 alunos no sábado 12/12
Início do conteúdo da página

Ao entrarem todos juntos pela última vez no pátio do Comando da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), os 143 formandos dividiram-se entre a concentração para que cada movimento ficasse perfeito e a emoção de concluir uma etapa importante. Os alunos, que têm entre 16 e 20 anos, se formaram hoje (12/12) no Curso Preparatório de Cadetes do Ar após três anos de estudos.

 Para os instrutores, a formatura representa mais uma missão cumprida, mas seguirão acompanhando o futuro dos jovens. "Nosso coração fica balançado nessa hora, mas só sinto que o trabalho foi concretizado ao vê-los com a platina de aspirante na Academia da Força Aérea", diz o Suboficial Sinezio de Oliveira Lopes, que trabalha há 51 anos ajudando na formação dos alunos da EPCAR. No próximo ano, mais de 100 desses formandos iniciarão o Curso de Formação de Oficiais Aviadores na Academia da Força Aérea (AFA).

Para o Aluno Gabriel Gonçalves Bandeira Filho, a Escola vai deixar saudade e a expectativa para o ingresso na AFA é a melhor. "Foram três anos que passaram muito rápido. A Academia vai ser mais difícil, mas se depender de tudo que aprendemos aqui, vai dar certo", acredita o formando.A solenidade, anunciada pelo locutor como "a mais emocionante da Força Aérea Brasileira", deixou familiares e instrutores orgulhosos dos alunos que, aos prantos, entoaram seu grito de guerra antes do fora de forma. "Saudade é a palavra que resume essa nossa formatura", definiu Bandeira Filho.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva. O Vice-diretor do Departamento de Ensino da Aeronáutica e ex-comandante da EPCAR, Major-Brigadeiro do Ar Waldeísio Ferreira Campos, ressaltou o trabalho de todo o efetivo da Escola. "Toda a EPCAR foi mobilizada para a melhor formação dos alunos. Parabenizo a todos pelo cumprimento da missão", disse.

Fonte: Agência Força Aérea

Fim do conteúdo da página