Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR realiza Feira de Ciências e Cultura
Início do conteúdo da página

Nos dias 29 e 30/08 a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) recebeu visitantes de Barbacena e cidades adjacentes para sua XIII Feira de Ciências e Cultura. O público pode assistir apresentações de trabalhos com assuntos variados inseridos nas diversas disciplinas.

 

No trabalho intitulado 'Brasil: um país feito para você', os alunos abordaram de maneira dinâmica um pouco da história desde a povoação indígena, a escravidão até a chegada da família Real no Brasil. O grupo apresentou as várias formas de governo até os dias atuais.
O aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro foi tema com abordagem sociológica sobre a cultura carioca e como a arte, o futebol, a bossa nova e o carnaval influenciam o estilo de vida da cidade e seus habitantes. Para Klysmann Alves Aragão, aluno do terceiro ano, o objetivo da apresentação foi alcançado:
" Buscamos mostrar ao público mineiro a cultura da cidade, o carnaval, o futebol e a homenagem aos 450 anos da cidade." concluiu.
Cada tópico trabalhado inseriu as disciplinas curriculares e os grupos serão avaliados em quesitos como criatividade, intertextualidade, oralidade entre outros. Para Adllean Rocha, aluno do terceiro ano, a troca de conhecimentos é muito importante:
" A feira contribui porque temos a oportunidade de apresentar nossos conhecimentos, assim como aprender com outros trabalhos, tanto científicos quanto os culturais." afirmou.
A Feira de Ciências e Cultura é uma atividade pedagógica anual e tem como objetivo despertar nos jovens a busca pelo conhecimento por meio da pesquisa e da cooperação.  Os temas dos trabalhos apresentados foram: A verdade cultura brasileira; 70 anos além da cultura; Viagem ao centro da tela; Os sentidos da vida; Rio 450 anos; A última parada 174; Brasil, um país feito para você; A ufologia, a história nunca antes contada; Clube de Aeromodelismo; EDA - clube do voo virtual; A questão energética no Brasil; A influência do motor à água nas relações internacionais; Alquimizando a magia; Teoria do criacionismo; Astronomia,astronáutica, o futuro e a sociedade; Asas que protegem o país.
O Subcomandante da EPCAR, Coronel Aviador Paulo Ricardo da Silva Mendes, reconheceu a qualidade do evento e a participação dos envolvidos:
" Se este texto tivesse um título, deveria se chamar " Reconhecimentos". Sim, alguns reconhecimentos temos a fazer por conta da XIII Feira de Ciências e Cultura, reconhecimento aos nossos alunos, que deram uma demonstração de criatividade, inovação, desprendimento, profissionalismo e comprometimento. Foi um momento que certamente, serve como exemplo de que uma rotina construída sobre rígidos pilares de hierarquia e disciplina não tolhe, não impede e nem sequer limita a criatividade, mas pode sim, inclusive, potencializá-la. Afinal de contas, resolver problemas quando submetido a rígidas regras requer senso criativo. Reconhecimento aos professores que, muito além de orientarem academicamente, ajudaram amigavelmente aos alunos no desenvolvimento dos trabalhos. Reconhecimento ao nosso efetivo cujos integrantes, alguns de forma direta, outros, indireta, contribuíram de algum modo para o sucesso do evento. Foi uma grande festa da Ciência, um verdadeiro Trem de doido.
Durante aqueles dois dias fizemos uma viagem do conhecimento que começou, de fato, no princípio, com a criação, cuja Teoria do Criacionismo nos permitiu renovar, atualizar, e até mesmo criar conhecimento. Fomos levados do espaço exterior, com todos os seus astros, reais ou imaginários, até ao Centro da Tela. Viagem essa que nos permitiu ver que a Astronomia, a astronáutica, o futuro e a sociedade estão todos intimamente ligados entre si, ligados até mesmo, e por que não, à Ufologia, desde que ousemos Contar uma história nunca antes contada.
Baixando um pouco mais a altitude de nossa viagem, voamos, como que levados nas asas e no roncar dos motores do EDA, ou no voo silencioso de um planador do CVV, ou ainda, se preferirem, como  se apenas brincássemos de voar em um Clube de Aeromodelismo, bem perto do solo. Assim, pudemos observar mais de perto o Brasil, um país feito para você,  para mim, para todos nós. A qualidade dos trabalhos prova que a criatividade de nossos alunos, quando Magicamente alquimizada com a Verdadeira cultura brasileira é capaz de resultados incomparáveis. Resultados esses capazes de impulsionar muito mais longe nosso país, de fazer a influência de nosso país ser tão marcante no mundo como, por exemplo, conforme aprendemos, A influência do motor a água nas relações internacionais. Afinal de contas,  A questão energética no Brasil nos mostra que energia para isso não nos falta. Energia essa que advém, muito além do nosso potencial natural mas também, e principalmente, de nosso potencial humano, que comemora sua cultura das formas mais variadas, divertidas e intensas possíveis. Aliás, como não se deixar levar pela energia de nossas manifestações culturais, as quais acontecem no Brasil, a mais de 500 e no Rio,450 anos.
Enfim, aprendemos por meio da ciência, desse espírito curioso de ser humano, que a vida tem sentido, fazendo nós uso ou não dos Sentidos da vida, como crianças, como adultos, como supostamente normais, ou como loucos, com 10, 30 , 50 ou 70 anos além da loucura.
E ao concluir nossa viagem do conhecimento na parada final, A última parada 174 , reconhecemos, mais um reconhecimento, que vale a pena defender a liberdade de nosso povo nas asas da Força Aérea Brasileira, Asas que protegem o país."

 

 

Fim do conteúdo da página