Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Alunos da EPCAR conhecem esquadrões de caça no RJ
Início do conteúdo da página

Conhecer as atividades da aviação de caça e a história da Força Aérea Brasileira (FAB).

 

Esses foram os objetivos da viagem de estudos realizada na última semana (10 e 11/04) pelos alunos do 3º ano da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG).A turma, composta por 141 estudantes, esteve nas unidades aéreas de caça sediadas na Base Aérea de Santa Cruz  (BASC) e, também, no Museu Aerospacial (MUSAL), ambos no Rio de Janeiro.
  A programação foi iniciada com uma instrução sobre o 1º Esquadrão do 16º Grupo de Aviação (1º/16º GAV), realizada pelo Comandante, Tenente-Coronel Roberto Martire Pires. Ele fez uma explanação sobre  a aeronave A-1M, sua capacidade tecnológica e operacional, e exibiu um vídeo demonstrando uma missão real de destruição de pista clandestina na Serra do Cachimbo, no sul do Pará.
  Logo após, o Comandante  do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), Tenente-Coronel Rubens Gonçalves, falou sobre a Unidade. Ele explicou a missão no emprego da aeronave F-5 , sua aplicabilidade e as ações de ataque e supressão de defesa aérea inimiga. Os alunos conheceram o simulador de voo a acompanharam a decolagem da aeronave F-5.
  Eles visitaram, também, o Museu Aeroespacial (MUSAL). Lá, foram recebidos pelo Diretor, Brigadeiro do Ar  Márcio Bhering Cardoso, e puderam entrar em contato com a história e a trajetória da FAB ao percorrer as salas e hangares do museu que possui mais de 100 aeronaves em exposição.
   o Aluno Anderson Matheus gostou muito da experiência. " Essa viagem trouxe a aviação para mais próximo da realidade do aluno da EPCAR. No MUSAL conhecemos melhor a história da FAB, o que ela foi no passado e o que ela é no presente.

Fim do conteúdo da página