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A 29

T27

T25

T24

T6

 

História

O EMB-312 T-27 Tucano foi desenvolvido para substituir os jatos Cessna T-37, sendo que seu protótipo voou pela primeira vez em 16 de agosto de 1980. Três anos mais tarde, em setembro de 1983, as primeiras unidades já eram entregues à Força Aérea – com a designação T-27 para treinamento e AT-27 para configuração com armamentos – totalizando 133 aeronaves. Sua principal base de operações no Brasil se localiza em Pirassununga/SP, onde os cadetes do 4º ano da Academia da Força Aérea praticam manobras avançadas nessas aeronaves. O T-27 Tucano inovou o mercado ao introduzir, entre outras novidades, assentos ejetáveis Martin-Baker BR8LC em seu conjunto. Sua cabine é similar a de um caça e visa familiarizar o cadete a este tipo de aeronave.

Esta aeronave também é produzida sob licença na Inglaterra pela Short Brothers – recebendo o nome de Short Tucano – e também pela Aol de Kadar, no Egito. Também exportados para outros países, o Tucano faz parte das forças Aéreas da Argentina, Colômbia, Egito, França, Honduras, Irã, Iraque, Paraguai, Peru, e Venezuela. Na Esquadrilha da Fumaça, aeronave foi utilizada no período entre 1983 e 2013.

 

Informações Técnicas

● Fabricante: Embraer - Brasil

● Emprego: Treinamento

● Características: Monoplano, asa baixa, monomotor turboélice, biplace em tandem

● Motor: Pratt & Whitney PT6A-25C de 750 SHP

● Envergadura: 11,14 m

● Comprimento: 9,86 m

● Altura: 3,40 m

● Superfície alar: 19,40 m²

● Peso vazio: 1.810 Kg

● Peso máximo: 3.175 Kg

● Velocidade máxima: 457 Km/h

● Razão de subida: 810 m/min

● Teto: 9.936 m

● Alcance: 2.112 Km

 

Imagens / Ilustrações

T-27 FAB 1308, Esquadrilha da Fumaça - 2º padrão de pintura (2001-2013)

 

 

T-27 FAB 1358, Esquadrilha da Fumaça - 1º padrão de pintura (1983-2000)