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Quando um piloto é escolhido para compor a equipe do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), ele cumpre uma série de etapas de instrução em voo até a conclusão do curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea (PODA), momento em que realiza o “voo solo” em formação com os outros seis aviões. Durante esta semana, dois pilotos concluíram este curso e, agora, estão prontos para realizar demonstrações aéreas em suas novas posições de voo. 

Na última terça-feira (18), a Esquadrilha da Fumaça concluiu com êxito a formação de mais um piloto de demonstração aérea. Após quase sete meses e mais de 80 horas voadas, o Capitão Helton Furlan, que foi escolhido para compor a equipe da Fumaça a partir de 2020, realizou o seu primeiro voo solo na posição de ala esquerda na formação com sete aeronaves.

Ao ser recebido pela equipe no solo, o piloto recebeu o cachecol do seu instrutor de voo, o Capitão Renan Santoro, e os cumprimentos de toda a equipe. “Desde criança, acompanho e admiro a Esquadrilha da Fumaça, e hoje posso dizer que estou muito feliz por fazer parte do time que tanto admirei no passado. Da mesma forma como aconteceu comigo, quero incentivar outros jovens a ingressarem na Força Aérea e seguirem esse mesmo caminho”, disse o Capitão Furlan. A partir de agora, ele está pronto para realizar demonstrações públicas com a equipe, dividindo a posição de número 3 com o seu instrutor, o Capitão Santoro.

Para se tornar um piloto da Esquadrilha da Fumaça, é necessário percorrer um longo caminho dentro da Força Aérea Brasileira. Desde a formação na Academia da Força Aérea, o piloto progride operacionalmente, ganhando experiência de voo e amadurecendo tudo o que aprendeu na sua carreira como aviador da FAB. Ao atingir as marcas operacionais mínimas, ele finalmente pode se candidatar a uma vaga para compor a equipe da Fumaça, sendo submetido a um processo de escolha pela equipe atual, e homologado pelo Gabinete do Comandante da Aeronáutica.

Durante a formação na Esquadrilha da Fumaça, o piloto passa por um extenso programa de instrução aérea, que conta com aulas teóricas sobre acrobacia aérea, além de adaptação ao voo invertido (de cabeça para baixo) e acrobacias a baixa altura, na fase básica. Ao sedimentar os princípios fundamentais, inicia a fase avançada, período em que aprende a parte específica da sua posição de voo, recebendo instrução apenas do piloto com quem vai dividir as viagens e demonstrações após formado.

A agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça permanece suspensa, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Durante esse período, a equipe está em constante treinamento para manter sua adaptação e aperfeiçoar as técnicas de voo acrobático. Para mais informações e curiosidades sobre a Esquadrilha da Fumaça, acesse sua página oficial em www.fab.mil.br/eda. Também é possível acompanhar de perto a rotina da equipe seguindo-a nas principais mídias sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, além de uma página de vídeos no Youtube.

 

Mais informações:

Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça

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Texto: Capitão Rafael Grothe

Fotos: Suboficial Marco Ribeiro e Mara Santoro

Uma demonstração para um dos maiores públicos que a Esquadrilha da Fumaça já recebeu ao longo dos seus 68 anos de história. No chão, porém, apenas os militares do Esquadrão viam de perto as 50 manobras dos sete A-29 Super Tucano. De casa, mais de 300.000 pessoas assistiam, ao vivo, a uma apresentação pela primeira vez transmitida pelo Youtube.

Acostumada a se encontrar com o público aos finais de semana pelo Brasil, a Esquadrilha da Fumaça, o esquadrão de demonstração da Força Aérea Brasileira, celebra o seu aniversário de 68 anos de uma maneira diferente em 2020. Com as demonstrações suspensas temporariamente, o Esquadrão realiza no dia 17 de maio uma transmissão ao vivo da sua demonstração aérea.

Na manhã da última sexta-feira (8), duas aeronaves A-29 Super Tucano com as cores da Bandeira Nacional decolaram para fazer um dos anúncios mais esperados do ano: o nome do novo piloto da Fumaça, que integrará a equipe a partir do próximo ano.

Pontualmente às 11h00, os Super Tucanos seguiram para interceptar o T-27 Tucano que havia acabado de decolar para um missão de instrução. A bordo dele, o mais novo fumaceiro, ainda sem saber o que aconteceria nos próximos minutos. Foi então que, através do rádio, o Tenente Ícaro Furtado recebe o comunicado do Capitão Natalício "Olha pra sua esquerda, Furtado! Em nome da Esquadrilha da Fumaça, eu quero te dar os parabéns por ter entrado na nossa equipe. Fumaça... Já!".

 

Após a interceptação, o Tenente Furtado assumiu a liderança da formação e retornou para uma passagem sobre a pista de pouso da Academia da Força Aérea, prosseguindo para dispersão e pouso na sequência. Já no solo, foi recebido pelo Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro, Comandante da Academia da Força Aérea, e pelo Tenente Coronel Marcelo Franklin Rodrigues, Comandante da Esquadrilha da Fumaça. "Todos os voos que fiz como instrutor da AFA foram pensando em estar aqui um dia, compartilhando com os senhores a alegria deste momento.", disse, emocionado, o novo piloto fumaceiro. "Agora só me resta agradecer".

Para se tornar um piloto da Esquadrilha da Fumaça, é necessário ser Oficial Aviador da Força Aérea Brasileira e voluntário. O piloto deve possuir, no mínimo, 1000 horas de voo (sendo 500 horas como instrutor na AFA ou no 2º/5º GAV). Os candidatos, então, são submetidos a um processo de escolha com base na sua experiência profissional e pessoal, e ao final são aprovados pelo Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), organização à qual a Fumaça é subordinada. Com a previsão de saída do Major Wander da equipe no final do ano, o Tenente Furtado ocupará a sua vaga a partir de 2021.

Para conhecer mais sobre a Esquadrilha da Fumaça, acesse o site www.fab.mil.br/eda. Também é possível acompanhar a rotina da equipe, seguindo a Fumaça no Instagram, Facebook e Twitter, além de acessar vídeos no canal do YouTube e fotos em alta resolução no Flickr.

 

Texto: Capitão Rafael Grothe
Fotos: Suboficial Marco Ribeiro

Para uma cidade que tem em seu DNA o desenho de um avião, a sua relação com a Força Aérea Brasileira (FAB) está permeada na sua história. No dia 21 de abril de 1960, a Esquadrilha da Fumaça esteve na inauguração de Brasília, realizando a sua apresentação ao público que conhecia a nova capital do Brasil. Agora, ao completar 60 anos, Brasília recebe uma nova homenagem feita pelo Esquadrão.

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