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A apresentação será no domingo (31), às 13h30, no Parque das Oliveiras

A cidade de Ribeirão Preto (SP) receberá a próxima demonstração da Esquadrilha da Fumaça, neste domingo (31), às 13h30, no Parque das Oliveiras, onde há o monumento ao Cristo Redentor. Esta será a 18ª apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea, da Força Aérea Brasileira, na cidade.

Ao longo da história da Fumaça, que este ano completa 70 anos de apresentações no Brasil e no mundo, a Esquadrilha teve uma breve pausa em suas apresentações no final dos anos 1970 e retornou oficialmente em 10 de julho de 1980 durante a cerimônia de entrega de Espadins aos Cadetes, na Academia da Força Aérea (AFA). Os aviões usados naquele momento eram os T-25 Universal, também chamados de Cometa Branco. Após 55 demonstrações, os "Tangões" passaram a incorporar a famosa Fumaça e, em 21 de outubro de 1982, era criado o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça.

E a primeira apresentação realizada na cidade de Ribeirão Preto, localizada a cerca de 100 quilômetros de Pirassununga (SP) - onde fica sediada a AFA e consequentemente o EDA - aconteceu com esta equipe que retornou com as atividades da Esquadrilha da Fumaça, no dia 17 de outubro de 1981. De lá pra cá, a Fumaça já se apresentou 17 vezes e os moradores locais e da região tiveram o privilégio de assistir três gerações de aviões – T-25 Universal, T-27 Tucano e os A-29 Super Tucano.

“É sempre um prazer retornar a Ribeirão Preto. Por ser uma cidade grande e muito próxima a Pirassununga, teve o privilégio de receber a Fumaça muitas vezes. Para mim, cidadão ribeirão-pretano, nascido e criado na cidade, é uma satisfação à parte. Sou muito grato por este momento, por representar em um mesmo dia a Esquadrilha da Fumaça, a minha cidade e a nossa Força Aérea. Além de contribuir com essa história de tantas demonstrações e de diferentes gerações de “fumaceiros” se apresentando”, comenta o Capitão Aviador Vinícius Moreno, piloto número #6 da Esquadrilha da Fumaça, que estará fazendo a locução do evento, enquanto os aviões dão show no céu.  

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda.

Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Texto: Aspirante Rogério
Revisão: Capitão Rafael Grothe
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
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Fazer parte do Esquadrão mais conhecido da Força Aérea Brasileira é um sonho para muitos militares da FAB e, neste segundo semestre, três sargentos chegam para compor o quadro de graduados e fazerem parte do time de Anjos da Guarda da Esquadrilha da Fumaça.

Dos 67 militares que compõem o efetivo do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), 46 são graduados com diversas especialidades. Entre os novos selecionados está a 2º Sargento SAD Clarissa Rivas Lourenci, formada pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). A militar tem 17 anos de serviço e serve, até o momento, no Grupamento de Apoio de Canoas (RS).

“Sem dúvidas é um momento importante para mim, são 17 anos de serviços prestados e servir no EDA é único! É um presente poder fazer parte do dia a dia do Esquadrão e, certamente, um sonho sendo realizado”, afirma a Sargento.

A EEAR é responsável pela formação da grande base da Força Aérea Brasileira, os graduados que compõem o efetivo de diversos esquadrões da FAB. E foi lá que o 2º Sargento BET Felipe Alberto Prado Borges se especializou na área de eletrônica. Até então, o Sargento Prado servia no Grupo Logístico (GLOG T27) da Academia da Força Aérea (AFA), como encarregado do Laboratório Setorial de Calibração da AFA e servirá a partir de agora no EDA.

“Este é um momento de muita alegria e um sentimento de satisfação profissional ao poder fazer parte da equipe de Anjos da Guarda do EDA, além de poder contribuir para divulgar o trabalho da Força Aérea Brasileira”, comenta.

Para o 2º Sargento Érick André de Mendonça, que trabalha há mais de 10 anos na Base Aérea de Lagoa Santa (MG), a sensação não foi diferente. “Para mim é uma grande satisfação, chega a ser até um sentimento de dever cumprido, embora a minha história no EDA esteja apenas começando”. O Sargento Mendonça foi recrutado para o serviço obrigatório em 2004, para servir na Base Aérea de São Paulo. Após este período, engajou e se formou no Curso de Formação de Soldados (CFSD) e foi servir no 4º ETA – Esquadrão de Transporte Aéreo. Em seguida foi promovido a Soldado de Primeira Classe e serviu por um breve período no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA). Em sua segunda passagem pelo 4º ETA, foi promovido a Cabo em 2008 ficando por lá até 2010, ano em que ingressou na EEAR.

Especialista em Equipamento de Voo, Sgt Mendonça sabe que ser selecionado para servir na Fumaça é um privilégio para poucos. “A gente passa por um conselho e vários pontos são analisados para sermos escolhidos. Quando eu estava no EEAR, na terceira série, meu trabalho foi sobre a Fumaça e Graças a Deus estou ingressando para servir neste Esquadrão e realizar este sonho de trabalhar na elite da Força Aérea”, pontua.

Anjos da Guarda

Ser um Anjo da Guarda da Esquadrilha da Fumaça é motivo de orgulho para os suboficiais, sargentos e cabos que fazem parte deste time. São eles que fazem a manutenção das aeronaves que são pilotadas pelos oficiais aviadores Brasil afora, levando alegria para o povo brasileiro, assim como todos os detalhes operacionais, administrativos e logísticos do Esquadrão.

E quando se fala em manutenção, não é somente da parte mecânica dos aviões, mas também de todo o equipamento de segurança que faz com que o voo se torne seguro, tanto para os pilotos quanto para o público que os assiste.

Antes de ocorrer uma demonstração aérea, tudo é devidamente conferido com antecipação. Quando o piloto da Fumaça sobe em um A-29 Super Tucano, lá está seu Anjo da Guarda pronto para fazer as amarrações corretas em seu assento, assim como para entregar seu capacete e desejar-lhe um bom voo.

Ser um Anjo da Guarda é doar-se por inteiro com o propósito de proteger o Esquadrão de Demonstração Aérea, da Força Aérea Brasileira.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda.

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Texto: Aspirante Rogério
Revisão: Capitão Rafael Grothe
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
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      A primeira apresentação será no Aeroclube de Poços de Caldas, às 15h30 e no dia seguinte será no Parque Espelho d’Água, em Paranaíba

 

A Esquadrilha da Fumaça está com a agenda completa para o próximo final de semana. Nos dias 23 e 24 de julho (sábado e domingo) haverá demonstrações aéreas em Poços de Caldas – Minas Gerais e Paranaíba – Mato Grosso do Sul.

A primeira demonstração será na cidade mineira, às 15h30, no Aeroclube de Poços de Caldas. Esta, será a sexta vez que o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira, se apresentará na cidade. A última apresentação foi há 19 anos. No dia seguinte, será a vez dos sul-mato-grossenses receberem os sete aviões A-29 Super Tucano em Paranaíba, cidade à Leste do Estado, onde a Fumaça retorna após 14 anos. O show aéreo acontecerá no Parque Espelho d'Água, localizado na avenida Durval Rodrigues Lopes, às 16h.

“Será um final de semana intenso para a Esquadrilha da Fumaça. Temos duas demonstrações aéreas em Estados diferentes e em cidades em que já nos apresentamos, mas com os antigos aviões Tucanos T-27 e, agora retornaremos com os A-29 Super Tucanos. São aviões mais modernos, com mais tecnologia, que nos possibilita fazer acrobacias diferenciadas para o público. Temos uma grande expectativa para essas duas apresentações”, afirma o Major Aviador Gustavo de Azevedo Natalício.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda.

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Texto: Aspirante Rogério
Revisão: Capitão Rafael Grothe
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
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Demonstração será às 9h30, no recinto da Facilpa, durante o 3º Lençóis Paulista Motorock

Aviões da Esquadrilha da Fumaça durante demonstração aérea em voo de dorso

A cidade de Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, receberá a Esquadrilha da Fumaça neste domingo, 17 de julho, às 9h30, durante o 3º Lençóis Paulista Motorock. O evento acontecerá no recinto da Facilpa, onde terá diversas atrações e contará com a participação dos sete aviões A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira.

Trata-se de um evento com ingresso solidário, em que a adesão é voluntária e o visitante contribui com o valor que desejar. Todos os recursos arrecadados serão revertidos para a Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista (Adefilp).

A demonstração aérea será em alusão ao aniversário da cidade, cuja data oficial é 28 de abril, porém, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), não pôde se apresentar na data prevista. Esta será a oitava vez que a Fumaça se apresenta em Lençóis Paulista, retornando após 12 anos de sua última passagem pela cidade.

“Será um prazer realizar mais esta demonstração para os lençoienses”, afirma o Capitão Aviador Vinícius Moreno, piloto número #6 da Esquadrilha da Fumaça. “Todas as sete demonstrações já realizadas na cidade, desde a primeira em 1988, até a última em 2010, foram feitas com os T-27 Tucano e, agora, vamos nos apresentar com os A-29 Super Tucano, aviões mais modernos e com manobras diferenciadas para o público que estará presente. Além de ser um evento beneficente que a Força Aérea Brasileira estará prestigiando”, conclui.

                                  Tenente-Coronel R Tavares orientando a visita dos alunos no hangar

Receber visitas de escolas e variadas instituições é comum no Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA, por conta da história do Esquadrão, das conhecidas aeronaves da Fumaça e do hangar com diversos atrativos para o público que não vivencia o dia a dia de um esquadrão de demonstração aérea militar. Com isso, 45 estudantes da Universidade de São Paulo -  Campus São Carlos e do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), alunos de cursos voltados à manutenção e engenharia de aviões puderam passar o dia recebendo instruções e vivenciando, na prática, toda a parte prática da manutenção dos A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça.

Neste grupo, estavam estudantes dos principais cursos sobre engenharia e manutenção aeronáutica, acompanhados pelo ex-integrante da Esquadrilha da Fumaça, Suboficial da Reserva José Nilson Gasparini que, por 20 anos, foi mecânico e inspetor de manutenção dos aviões do EDA, à época, os Tucanos T-27, e segue passando seu conhecimento para novas gerações de mecânicos agora como professor dos cursos técnicos do IFSP. “O Instituto Federal de São Paulo é a primeira instituição que possui cursos de mecânico aeronáutico civil, homologados pela ANAC e formados dentro do âmbito federal, ou seja, totalmente gratuito, são cursos profissionalizantes de dois anos como: curso técnico de Mecânico em Manutenção Aeronáutica em Célula; Mecânico em Manutenção Aeronáutica em Grupo Motopropulsor (GMP) e o curso integrado ao ensino médio, em que o aluno se forma Mecânico em Manutenção Aeronáutica em Aviônicos”, comenta Gasparini, que tem a formação de Especialista em Mecânica Aeronáutica pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), da Força Aérea Brasileira, tecnólogo em Tecnologia da Informação e pós-graduação em Engenharia Aeronáutica, pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP.

Para o Tenente-Coronel Fábio José de Souza Rocha Tavares, oficial especialista em aviões, chefe do setor de manutenção das aeronaves do EDA, a visita é uma ótima oportunidade para os estudantes, assim como um intercâmbio de informações entre os setores civil e militar. “Essa interação já acontece há algum tempo aqui na Fumaça e sempre há o que aprender e, na condição de alunos, já vendo uma manutenção de aeronaves que atendem uma alta performance, com certeza eles irão levar isso como experiência para suas carreiras. Além de ser uma troca de conhecimento por sermos militares e eles estudarem aeronaves civis”.

De acordo com o estudante do curso de engenharia aeronáutica da USP/São Carlos, Caio Domingues Barreto da Silva, “é sempre muito interessante ver a manutenção de uma aeronave militar, por ser muito diferente da civil, porém têm várias coisas similares. É curioso ver como são mantidas as aeronaves em um ciclo de operação constante, tanto do motor em si, como outras práticas também”, avalia.

Segundo Luiz Roberto Alves Junior, do curso técnico de manutenção em célula, do IFSP/São Carlos, “aqui a gente verifica de perto toda a teoria que temos em sala, as engrenagens, o que faremos ao todo no nosso curso, aprendemos sobre horas de voo e todos os encaixes que uma aeronave tem. Além de sermos privilegiados em poder ter instruções de quem está realmente com a mão na massa, em um esquadrão referência mundial”, comemora.

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Texto: Aspirante Rogério
Revisão: Capitão Rafael Grothe
Fotos: Sargento Marchetti e Soldado Eliabe
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
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Ao todo, 389 graduados se formaram na Escola de Especialistas de Aeronáutica

A formatura é o encerramento de um ciclo, o ponto de chegada que será a largada para novos destinos e, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), também conhecida como o “berço dos especialistas”, localizada em Guaratinguetá (SP), este momento é digno de comemoração com requinte, banda, desfile militar e a presença de autoridades da Força Aérea Brasileira. É um momento único na vida dos formandos que servirão à FAB, a partir de então, em diversas localidades do País e com diferentes especialidades, e o momento também merece uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça, que se deslocou de Pirassununga, interior de São Paulo, para prestigiar os irmãos de farda.

A turma Gripen, do Esquadrão Branco, com seus 237 formandos do Curso de Formação de Sargentos (CFS), juntamente com os 152 militares da 32ª turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) – turma Millennium, do Esquadrão Prata, pôde assistir à uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça homenageando-os, na manhã desta segunda-feira, 20 de junho de 2022, no berço dos especialistas.

A ocasião também foi um marco para o Tenente Aviador André Mayer Fontoura, piloto número 2 da Esquadrilha da Fumaça, que realizou sua primeira demonstração com público após a conclusão do curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea – PODA. “Em certo momento do voo pensei o quão emocionante estava sendo aquilo para mim, voando e coroando junto com a Fumaça a formatura dos novos sargentos da Aeronáutica. Muito emocionante!”, afirma o Tenente Fontoura.

Para o Tenente-Coronel Especialista em Aviões Fábio José de Souza Rocha Tavares, não foi diferente. Há 25 anos ele ingressou na EEAR formando-se sargento dois anos depois e, após anos dedicando-se aos estudos, se formou oficial da FAB chegando ao atual posto em abril de 2022. “Foi um prazer ter voltado na Escola de Especialista e ministrar uma palestra para os estudantes e passar a eles a vivência tanto do sargento como do oficial já estando quase no último posto. Falar para eles o que representa a Fumaça para a Força Aérea e também para o Brasil, explicando que, se eles almejam estar em um esquadrão de elite mais pra frente, como é a Fumaça, a trajetória começa aqui e agora. Toda a vida pregressa será consultada, qualidade de serviço, índole, vida social. Pude falar sobre a Fumaça, Força Aérea, carreira militar, profissionalismo, perseverança, humildade e busca no que querem alcançar, que é o sucesso na carreira”, pontua.

O CFS é ministrado em regime de internato e tem a duração de quatro semestres letivos, tendo como finalidade formar sargentos especialistas para o Comando da Aeronáutica, abrangendo instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado. Com a turma Gripen, 237  militares se formaram. O nome Gripen foi escolhido em homenagem a mais nova aeronave de caça da FAB, pois, no mesmo ano em que a aeronave passou a integrar a Força, o Esquadrão Branco, por sua vez, começou sua jornada na EEAR.

Já o EAGS teve um ano de duração e formaram-se 152 militares, que deverão atuar nas áreas de administração, eletrônica, eletricidade, música, entre outros diversos setores. O nome Millennium surgiu em homenagem ao KC-390, uma das aeronaves mais tecnológicas do mundo, responsável pela realização de missões de ajuda humanitária, como no transporte de veículos, equipamentos e medicamentos, sendo muito usada durante a pandemia.

Escolada de Especialistas de Aeronáutica

Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941, todos os estabelecimentos, instalações, órgãos e serviços referentes à atividade de Aviação no Brasil, até então subordinados aos Ministérios da Guerra, da Marinha e da Viação e Obras Públicas, passaram a pertencer ao novo Ministério, com a transferência imediata do pessoal e material.

Em 04 de março de 1941, foram baixadas instruções sobre a formação dos sargentos especialistas para a Aeronáutica, a qual seria feita, inicialmente, em uma única escola, que deveria funcionar na ex-Escola de Aviação Naval, na cidade do Rio de Janeiro. Assim, a Escola de Aviação Naval e a Escola de Aviação Militar foram extintas e criada, em 25 de março de 1941, a Escola de Especialistas de Aeronáutica, sediada na Ponta do Galeão, Ilha do Governador - RJ.

Em decorrência das dificuldades surgidas com a II Guerra Mundial, agravadas pela entrada do Brasil no conflito, e com o crescimento da Força Aérea, verificou-se a necessidade de incrementar a formação de técnicos, em número suficiente para atender à demanda crescente.

Como solução imediata, muitos militares e civis foram enviados aos Estados Unidos para que, através de cursos, pudessem satisfazer às necessidades mais prementes da FAB.

Esta solução, contudo, começou a sofrer restrições por ser muito onerosa. Após novos estudos, decidiu-se por contratar a "Organização John Paul Ridle Aviation Tecnical School", a qual instalou no Brasil, na cidade de São Paulo, uma Escola Técnica de Aviação - ETAv, com todo o acervo, incluindo técnicos, professores e administradores. A ETAv passou a complementar a formação de especialistas, suprindo as carências então verificadas.

Com o término das hostilidades, embora a necessidade de técnicos para manter as diversas unidades criadas ainda fosse grande, houve certa estabilização na formação de pessoal. Verificou-se, então, que já não era necessário existirem duas escolas com a mesma finalidade e que, consequentemente, estava havendo dispersão de meios.

Como solução, houve a fusão das duas Escolas, nascendo em 1950, com sede em Guaratinguetá - SP, a atual Escola de Especialistas de Aeronáutica – EEAR, instalada em terras da antiga Escola Prática de Agricultura e Pecuária, doadas ao Ministério da Aeronáutica em 05 de maio de 1950.

Para mais informações e como ingressar na Escola de Especialistas de Aeronáutica acesse ingresso.eear.aer.mil.br

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Texto: Aspirante Rogério
Revisão: Capitão Rafael Grothe
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