Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/noticias/151218_retrospectiva
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/noticias/151218_retrospectiva

O céu voltou a ser palco, novamente, das acrobacias da Esquadrilha da Fumaça. Dois anos de diversos treinamentos e da efetivação de várias atividades relacionadas à implantação operacional e logística foram suficientes para a Fumaça abrilhantar o ano de 2015 com sua demonstração aérea apresentada agora pelo novo protagonista: o A-29 Super Tucano. A equipe já se apresentou em quinze locais diferentes nos estados de São Paulo, Goiás, Alagoas e no Distrito Federal, em Brasília.

 

Vale ressaltar que a primeira demonstração da Fumaça com as aeronaves A-29 ocorreu na Cerimônia Militar de Entrega de Espadins da Turma Jaguar, do primeiro ano da AFA. O momento histórico consolidou ainda mais a ligação existente entre os Cadetes e a Esquadrilha da Fumaça, uma vez que esta nasceu justamente para incentivá-los a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves, motivando-os à pilotagem militar.

Após a estreia, foi a vez de realizar a primeira apresentação fora de sede, na “18º Feira Internacional de Aviação”, em Maringá, nos dias 11 e 12 de julho. A partir daí, foram mais cinco demonstrações em cidades do interior de São Paulo (Porto Ferreira, São José do Rio Pardo e Pirassununga), uma nos Portões Abertos de Anápolis (GO) e outra no Desfile Militar de 7 de setembro, em Brasília (DF). Mais duas apresentações aconteceram nos Portões Abertos de São José dos Campos, uma em Maceió, no dia 5 de dezembro, na comemoração de 200 anos da cidade, finalizando no céu de Pirassununga, na Cerimônia de Declaração de Aspirantes da Turma Kratos, do 4º ano.  

Diariamente, recebemos visitas de muitas instituições e de grupos diferentes das mais diversas idades. No total, foram contabilizadas 65 visitas, o que se aproxima de mais de duas mil pessoas atendidas. Elas assistiram à apresentação sobre a Esquadrilha no auditório da instituição, conheceram o Salão Histórico e o monumento das aeronaves antigas. A demanda por visitas é tão grande que o Esquadrão também alcançou a marca de 1.800 visitantes nos finais de semana, entre outubro de 2014 até 2015.

No total, foram apresentadas 15 palestras em diversas instituições. Representantes das áreas de saúde, comércio e da aviação são alguns dos exemplos de profissionais que assistiram à palestra de pilotos da Esquadrilha da Fumaça, abordando o tema “Trabalho em equipe”, um dos pilares da instituição.

{gallery}151218_retrospectiva{/gallery}

Fim do conteúdo da página