Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Sete ex-integrantes do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), que participaram, entre 1983 e 1987, da concepção das manobras com as aeronaves Tucano, estiveram presentes no “Painel sobre a implantação da aeronave A-29”, na tarde do dia 26 de junho, na sede do EDA.

Na plateia, todos os oficiais da Esquadrilha da Fumaça tiveram a oportunidade de conhecer, por meio de depoimentos dos convidados, a forma com que eles conseguiram planejar as acrobacias, no momento em que os T-27 chegaram à Esquadrilha, e concretizar uma demonstração que fez sucesso durante 30 anos de reinado do Tucano pelo Brasil e pelo mundo.

O Comandante do EDA, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, ressaltou a importância do encontro. “No painel, compartilhamos conhecimentos que nos permitiram compreender como ocorreu a implantação da aeronave T-27 na Fumaça. Dessa forma, o evento promoveu a confraternização entre os participantes e a valorização dos veteranos que foram tão importantes para a história da Esquadrilha”. Dentre os convidados presentes, estavam os oficiais da reserva: Coronel Antônio José Faria dos Santos, Major Celso Luis Cardoso Vilarinho, Tenente-Coronel Ivan Nunes Siqueira Júnior, Coronel José Roberto Borin, Tenente-Coronel Glen Peach e Coronel Willie Monteiro Rodrigues de Carvalho; além do Tenente-Coronel Ricardo de Lima e Souza, que serve, atualmente, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

Após participar do painel e emocionado de ver fotos de seu período na Fumaça presentes no Salão Histórico do EDA, o Cel Borin comentou sobre o momento. “Foi excelente este encontro por causa do elo daqueles que ajudaram a construir a história da Esquadrilha com a atual geração. É a ligação do passado com a atualidade para que os pilotos de hoje possam se recarregar de energias positivas para seguir caminho com responsabilidade e poder saborear o presente, sabendo o quanto foi difícil para nós chegar até aqui.” Outro convidado que também comentou como foi válido o encontro foi o Major Vilarinho. “A iniciativa dos pilotos nos chamarem hoje para contarmos nossas histórias é uma forma de mostrar humildade por querer conhecer como a história da Fumaça foi erguida por nós. É um primeiro passo para o sucesso da implantação do A-29”.

Ex-integrantes da Fumaça participam de painel

Piloto da Fumaça, Major Escobar, apresenta informações sobre o A-29 para convidados

Oficial de Manutenção de Aeronaves, Major Tonisso, apresenta informações no encontro

Cel Faria

Major Vilarinho

Cel Borin

Ten-Cel Siqueira

Ten-Cel Peach

Ten-Cel Lima e Souza

Cel Willie

Cel Gobett apresenta o Salão Histórico do EDA aos convidados

Equipe de atuais e ex-integrantes da Fumaça

fotos: S2 Wallid

Fim do conteúdo da página