Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

"foi um espetáculo incrível dos brasileiros. Só espero que não demorem muito a voltar ao Panamá". Este foi o comentário da jovem Katherine Jaramillo sobre a demonstração do Esquadrão em seu país.


 Cumprindo o planejamento previsto para o mês de abril na América Central, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a nossa conhecida Esquadrilha da Fumaça, realizou nesta sexta-feira (17), uma apresentação na Cidade do Panamá. O bairro nobre onde aconteceu o evento, "Calçada de Amador", tem um visual deslumbrante, com vista para o mar formado pelas águas do Oceano Pacífico. Nem o céu parcialmente encoberto, afastou as quase 5 mil pessoas, que compareceram e se empolgaram com um verdadeiro show aéreo, que se inciou por volta das 14:15h, proporcionado pelos sete T-27 Tucano.

Quando o locutor anunciou a chegada da primeira aeronave, já se ouviam os gritos. Aeronaves subindo, descendo, girando, de cabeça para cima ou de dorso, passando perto uma da outra, reunindo, dispersando, tudo em movimentos rápidos e precisos. O público entusiasmado e com os olhos fitos ao alto, aplaudia e se emocionava a cada acrobacia. Mas a manobra que mais chamou a atenção foi quando os Tucanos desenharam o coração no céu com a fumaça característica. O EDA já se apresentou naquela cidade em outras oportunidades, sendo que a última aconteceu em 1993. Podia-se, ainda, identificar vários brasileiros no público em geral prestigiando a exibição.

A jovem Katherine Jaramillo , 22 anos, disse que "foi um espetáculo incrível dos brasileiros. Só espero que não demorem muito a voltar ao Panamá, pois uma exibição como esta gera uma grande motivação para o povo panamenho". Já o brasileiro Marcelo Castro, 42 anos, casado com uma panamenha, residente lá há 14 anos, ressaltou: "já tinha visto a Esquadrilha da Fumaça no Brasil, mas aqui foi a primeira vez, achei um espetáculo". Enfatizando, ainda, que "o povo panamenho gosta muito dos brasileiros".

O EDA retorna ao Brasil no dia 18/4, se apresenta em Tabatinga-AM no dia 19/4 e em Vilhena-RO em 21/4. Na sequência, segue para a cidade de Chicalyo no Peru, onde realiza demonstração no dia 26/4.

Fim do conteúdo da página