Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A fase de formação de piloto básico da aeronave A-29 Super Tucano termina nesta quinta-feira (16), pelos aviadores do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).

 

A atividade faz parte do processo de implantação do novo avião na Esquadrilha da Fumaça. Cada piloto realizou dez voos, divididos nas seguintes etapas: pré-solo, formatura com duas aeronaves, instrumento, noturno e navegação.

Vale ressaltar que o Esquadrão atingiu uma marca importante, pois foram realizadas, durante toda a fase, 90 decolagens sem nenhuma missão ter sido abortada, ou seja, todos os voos foram realizados com êxito. A marca representa a importância do trabalho dos Anjos da Guarda, graduados especialistas em manutenção das aeronaves, que garantiram a perfeita disponibilidade dos aviões.

O chefe da Seção de Material do EDA, responsável pela coordenação do trabalho dos Anjos da Guarda, Major Especialista em Aviões Márcio Aparecido Tonisso, destaca o trabalho da equipe. “Enfatizamos o comprometimento das equipes de manutenção e de apoio que contribuíram com a acessibilidade das aeronaves e com as condições seguras de voo por parte do material aeronáutico”. Ele também ressalta a importância dos elos da logística para a realização dos treinamentos, com destaque para o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA – LS) e sua Coordenadoria do Projeto A-29, nas soluções adotadas que otimizaram os serviços de manutenção.

Com o curso básico finalizado, a equipe de pilotos pode seguir em frente com as próximas fases da implantação operacional do A-29. Enfatizamos que, devido aos treinamentos ainda estarem ocorrendo, não há, ainda, uma previsão de retorno das demonstrações da Esquadrilha da Fumaça.

 

 

Após voo solo, pilotos recebem o tradicional jato d´água de comemoração

Anjos da Guarda recebem os pilotos

Anjos da Guarda cumprimentam os pilotos após voo solo

Anjos da Guarda recebem os pilotos

Anjos da Guarda recebem pilotos

Anjos da Guarda recebem pilotos

Fotos: Ten Cocate

 

Fim do conteúdo da página