Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Dois grandes pilotos. Dois grandes amigos. Duas pessoas íntegras, alegres, inteligentes e que tanto já estão fazendo falta para todas as pessoas de nossa equipe e para os admiradores da Esquadrilha da Fumaça.

Mas é justamente o exemplo que eles passaram de profissionalismo e de caráter que irá nos dar força para seguir adiante com muita fé de que dias melhores virão. A dor da perda é inflamada por um vazio intenso e uma saudade eterna por todos nós. Essa sensação é uníssona e constante em cada coração que bate no hangar da Fumaça. Todos nós sentimos muito a partida prematura desses dois companheiros tão próximos, que tanto nos inspiraram com simplicidade e humanidade que sempre lhes foram tão característicos.

Em homenagem aos nossos amigos, temos a certeza de que o espírito da Fumaça – tão presente e tão vivo em nossos queridos Capitão Carvalho e Capitão Pivovar – mantém firme a chama sagrada que nos une, trazendo o conforto necessário a todos nós, infinitamente saudosos. Esse mesmo espírito, que tanto nos inspira e nos faz sonhar, ficará mais forte com nossos anjos amigos a nos guiar e a nos dar mais forças ainda para continuarmos combatendo o bom combate da vida.

A tristeza da saudade é implacável, mas nossos irmãos Pivovar e Carvalho devem estar torcendo para que consigamos erguer a cabeça e continuemos a nossa luta diária – que eles souberam levar com tamanha inspiração. Cada integrante da Família Fumaceira tem gravado o exemplo incontestável desses excelentes pilotos que guardaremos no coração e na alma por todos os dias de nossas vidas. Estarão sempre conosco nos guiando em nossos caminhos e voando com cada fumaceiro, mantendo sempre acesa a chama do amor que sempre cultivaram e da missão em que tanto acreditaram, marcando de forma indelével os seus nomes na história da Esquadrilha da Fumaça.   

A nós fica a lembrança da alegria que proporcionaram em cada demonstração que realizaram...

Fumaça... Já!

Foto: Fábio Lara

Fim do conteúdo da página