Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 

Hoje, 25 de março, comemoramos o dia do Especialista de Aeronáutica. Estes bravos homens e mulheres, que de forma incansável trabalham em prol da Força Aérea Brasileira, merecem todo o nosso respeito e admiração, em especial os Anjos da Guarda, como são conhecidos os Especialistas da Esquadrilha da Fumaça, por seu trabalho impecável, seja na parte administrativa, ou de voo e sem o qual seria impossível manter um currículo tão extenso de demonstrações no Brasil e no exterior.

E é, em homenagem a este grupo tão importante, que na Academia da Força Aérea, ocorreu a solenidade do Dia do Especialista de Aeronáutica com direito à demonstração de número 3.428 (três mil quatrocentos e vinte e oito) do Esquadrão de Demonstração Aérea.

“Parabéns a todos os nossos Anjos da Guarda, este precioso grupo a quem a família fumaceira admira intensamente, porque sabe que é um dos maiores responsáveis pela edificação da Esquadrilha da Fumaça que sonhamos, escrevendo uma históra de heroísmo com suas mãos, com suas mentes e, acima de tudo, seus corações” - comentou, o Comandante do EDA, Ten Cel Wagner de Almeida Esteves em ocasião da formatura matinal do Esquadrão.

Formados na Escola de Especialista da Aeronáutica (EEAR), localizada na cidade de Guaratinguetá - SP, os futuros Sargentos da Força Aérea, realizam cursos com duração variável dependendo da área em que vão atuar no âmbito da Aeronáutica.

Saiba mais: www.eear.aer.mil.br

Durante a cerimônia foi entregue a Medalha Bartolomeu de Gusmão criada em 1971, por força de decreto presidencial. A medalha tem por finalidade reconhecer os serviços relevantes prestados ao Comando da Aeronáutica, a exemplo de Bartolomeu de Gusmão, que se destacou por seus trabalhos e realizações no campo da aerostação, um dos precursores da aviação.

O Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão (1685-1724), nasceu em Santos-SP e foi um dos precursores da aviação por seus trabalhos e realizações no campo da aerostação. Ele foi pioneiro na utilização do ar quente como elemento capaz de fazer ascender um corpo no espaço: em 1709, no centro de Lisboa, em Portugal, o primeiro balão livre levantou voo na história. Era o “Passarola”, engenho do “Padre Voador”.

Nosso Anjo da Guarda Soboficial Francisco Célio Gabriel Delecrode recebeu a Medalha Bartolomeu de Gusmão.

 

Dorsão com seis aeronaves. Visão privilegiada dos controladores de voo da Academia.

 

Cruzamento duplo nos céus de Pirassununga.

Fim do conteúdo da página