Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Após um fim de semana especial, em comemoração aos 60 anos da Fumaça, o final da semana seguinte, dias 19 e 20 de maio, também foi marcante para três de nossos pilotos e, certamente, vai ficar na memória deles para sempre. Os Capitães Pivovar, Arantes e Conrado, após concluírem o curso de piloto de demonstração aérea, realizaram, pela primeira vez, uma demonstração na Fumaça, finalmente estreando no time.

Cap Conrado, Cap Pivovar e Cap Arantes

O Cap Conrado, o novo #4, fez sua estreia na cidade de Mogi Guaçu/SP, no dia 19. O piloto nasceu no Rio de Janeiro, próximo ao Campo dos Afonsos, e suas principais recordações de infância o remetem às visitas com seu avô, suboficial da reserva, que o levava para ver as aeronaves da FAB no Museu Aeroespacial e as demonstrações da Fumaça, nos dias de evento. Mas, segundo ele, o que mais o marcou e o incentivou a ser aviador da FAB e a seguir seu sonho de se tornar um fumaceiro, foram os voo do Cel Braga. “Ali, da rua de casa mesmo, podia ver o Cel Braga que todos os fins de semana decolava com seu T-Meinha e soltava fumaça no céu carioca. “Eu guardei essas imagens comigo até hoje e pude relembrá-las agora em Mogi Guaçu, quando acionei o gatilho de fumaça na minha primeira demonstração.” – revelou após o pouso. Sua família veio do Rio e compartilhou com ele a concretização desse sonho. Conrado vai revezar com o Cap Renó a posição de Ferrolho.

Já no dia 20, em Bocaina/SP, foi a vez da estreia do Cap Pivovar, novo #5 – Ala Esquerda Externa, e do Cap Arantes, novo #2 – Ala Direita. Para o Pivovar, a estreia foi um momento de extrema alegria, pois marcou a realização de um sonho de fazer parte de um grupo com a nobre missão de levar a Força Aérea para todo o Brasil e de representar o país no exterior. “Minha estreia ficou ainda mais especial, pois várias pessoas da minha família viajaram do Paraná até Bocaina para compartilhar essa felicidade comigo.” Sua posição de voo é responsável por acrobacias como o DNA e a panqueca. O piloto revezará o Cap Carvalho.

“Cheguei a chorar no início do voo de tanta emoção! Uma conquista que exigiu muito esforço e dedicação, mas a felicidade da estreia me faz sentir totalmente recompensado.” Os parentes de Arantes também saíram do Rio de Janeiro para acompanhar o piloto que reveza a posição de voo com o Cap Marcelo.

 

A estreia é a conclusão de um intenso trabalho de treinamento e que ainda será bastante aperfeiçoado com o ganho de experiência. Os três pilotos ingressaram em julho de 2011 e realizaram cerca de 70 missões até estarem prontos para a demonstração.

Toda a equipe fumaceira parabeniza os estreantes, desejando sucesso e muitos voos com fumaça!

Fumaça... Já!!

Nosso amigo Christiano Pessoa estava presente no momento da decolagem e do pouso do #4. Testemunhou e registrou esses momentos em fotos bem bacanas que foram publicadas em seu blog. Confira o post O Solo do Cap Conrado!

Equipe que participou do voo do do Cap Conrado, após o pouso

Pilotos que participaram do voo do Cap Pivovar e Arantes

Cap Arantes e Pivovar no brifim para o voo

Família do Cap Conrado

Família do Cap Pivovar

 

Cap Pivovar com o comapnheiro de posição Cap Carvalho

Missão cumprida!

Fim do conteúdo da página