Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Na data histórica celebrada pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) nesta terça-feira, dia 14, em que completa 61 anos, a equipe da Esquadrilha da Fumaça participou de dois momentos importantes que marcaram a comemoração de seu aniversário.

O primeiro aconteceu no início do dia, às 8h, com a benção das aeronaves feita pelo Tenente Capelão Alberto Carneiro da Silva, na presença de toda a equipe, no hangar do Esquadrão em Pirassununga (SP).   

O EDA também foi homenageado na Parada Diária pelo Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer). As turmas do primeiro ao quarto ano realizaram o desfile militar em continência ao Comandante do EDA, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso. A cerimônia contou com a presença do Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida, do Comandante do CCAer, Coronel Aviador Claúdio Evangelista Cardoso, e do efetivo da Fumaça.

O Comandante do EDA, Ten Cel Gobett, destacou o significado da participação da equipe da Fumaça na Parada Diária. “É uma oportunidade de nossa equipe reviver suas origens, pois a Fumaça surgiu da iniciativa de jovens instrutores que faziam acrobacias para incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar, quando na antiga Escola de Aviação no Rio de Janeiro. Além disso, a presença da Esquadrilha da Fumaça no CCAer promove a aproximação dos pilotos e Anjos da Guarda aos cadetes e traz vibração não só aos futuros oficiais da Força Aérea Brasileira, mas também ao efetivo do EDA, por testemunhar o impecável desfile militar e reviver os tempos de cadetes e alunos.

 

Benção das Aeronaves (Fotos: Cb Diego)

Parada Diária do Corpo de Cadetes da Aeronáutica homenageia aniversário da Fumaça (Fotos: S2 Wallid)

Foto de aviões A-29 sobrevoando o CCAer: Agência da Força Aérea - Sgt Johnson

Fim do conteúdo da página