Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Com muita emoção, dois aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB) receberam o anúncio de que serão os novos pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) no último dia 5 de julho. São eles: Capitão José Pimentel Neto e Tenente Nilson Rafael Oliveira Gasparelo.

O Capitão Pimentel é o atual Comandante do 3º Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer), Turma Cerberus, da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga. E o Tenente Gasparelo é o Adjunto da Subseção de Doutrina do 2º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação, da Base Aérea de Natal. Os pilotos voarão, respectivamente, na posição de Ferrolho, número quatro; e Ala Esquerda Externa, número cinco. 

O Comandante do EDA, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, ao lado da equipe da Fumaça, fez o anúncio para o Capitão Pimentel na presença do Comandante do CCAer, Coronel Aviador Cláudio Evangelista Cardoso, dos demais oficiais e cadetes. Emocionado com a surpresa, o Capitão comentou: “acompanho a Esquadrilha desde criança e sempre tive a vontade de participar dessa equipe. Também tinha o sonho de vir para a AFA e formar uma turma, iniciativa esta que já estava sendo realizada. Só não imaginava que outro sonho iria começar antes mesmo do anterior terminar”. Após o discurso, o Capitão foi cumprimentado por todos e, ainda, homenageado pela Turma Cerberus com seu grito de guerra.

O Tenente Gasparelo também ficou surpreso no momento em que recebeu a informação de sua conquista. A revelação foi feita por um telefonema do Tenente-Coronel Gobett, junto dos demais pilotos, que também o parabenizaram. “Entrei para a FAB com o sonho de, futuramente, conseguir compor a equipe da Fumaça. Sempre achei emocionante assistir a uma demonstração da Esquadrilha. Estive presente em várias comemorações de aniversários do Esquadrão só para ver as apresentações. Agora vou mudar de lado, pois vou deixar de ser espectador para realizar as acrobacias. A sensação vai ser bem diferente”, ressaltou.   

Tenente Gasparelo

Capitão Pimentel

Equipe da Fumaça parabeniza o novo piloto do EDA

Fotos: Cb Diego e Divulgação EDA

Fim do conteúdo da página