Safety Day teve a presença de membros de segurança de voo da LATAM
A Esquadrilha da Fumaça teve um dia repleto de palestras a respeito de segurança de voo no auditório de seu hangar, baseado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, interior de São Paulo. Membros da equipe de segurança da LATAM Airlines enriqueceram o Safety Day com estudos de caso do dia a dia da companhia.
Temas como ocorrências de solo, fadiga, desorientação espacial e investigação de acidentes aeronáuticos foram debatidos no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).
Para o Capitão Aviador Felipe Augusto Kawka, Oficial de Segurança de Voo (OSV) do EDA, que falou sobre prevenção de ocorrências de solo, o Safety Day é imprescindível na agenda do Esquadrão. “Quando a gente envolve não só os pilotos, mas todos os militares do efetivo – compreendendo Soldados, Cabos, Sargentos de diversas especialidades entre mecânicos e administrativos, e Oficiais não aviadores - é possível elevar o nível de atenção em todas as esferas, seja para a nossa rotina em sede ou mesmo em missões em outras cidades”.
A Tenente Sheila Rodrigues Souza, médica do EDA, enfatizou a importância do gerenciamento de fadiga pelos militares, a relevância do fator humano para a atividade aeronáutica, o gerenciamento do estresse e o descanso adequado. “Em um mundo atribulado de atividades e informações, o luxo hoje é ostentar saúde mental, evitar fadiga e sobrecarga autoprovocada”. Noites mal dormidas, má alimentação, tabagismo, excesso no consumo de álcool e estresse, são alguns fatores pontuados pela Oficial que contribuem para uma sobrecarga autoprovocada, e que o militar deve evitar e, se preciso for, procurar ajuda para sanar esses possíveis problemas.
O tema Aeronautical Decision Making (ADM) que trata da estrutura do processo de tomada de decisão, desenvolvido pela Federal Aviation Administration (FAA), foi explanado pelo Major Aviador Alfonso Maria Garcia Bittencourt Filho. O piloto que voa na posição de número #4 na Esquadrilha da Fumaça, também é piloto de helicóptero formado pela Força Aérea Brasileira, na ocasião, usou um estudo de caso a respeito do acidente de helicóptero envolvendo o ex-jogador de basquete Kobe Bryant que, infelizmente, o levou a morte juntamente com sua filha e os demais passageiros e tripulante. “Na atividade aeronáutica existem muitos fatores que o piloto deve se atentar antes e durante o voo, negligenciar qualquer um que seja, pode custar a vida de quem está a bordo, pois, a tomada de decisão tem de ser rápida e precisa”, pontua.
A segurança aeronáutica começa no solo, com a movimentação das pessoas no entorno da aeronave, no manejo daquele avião, em sua manutenção, etc. O fator mantenedor também está atrelado à segurança, o trabalhador necessita estar totalmente atento à sua atividade, uma distração pode ser um problema sério para a aeronave, para a companhia ou mesmo para quem irá pilotar e estiver a bordo.
Dentro deste aspecto, a LATAM faz um trabalho sério para manter sua frota realizando viagens diariamente no Brasil e no mundo. Dentro de um sistema chamado Cultura Justa, o mantenedor é acompanhado e avaliado em suas atividades. Caso algo tenha saído fora do esperado e ocasionado um problema para a aeronave, ou mesmo para a companhia em um aspecto externo, existe uma série de avaliações para investigar o ocorrido antes de julgar o trabalhador de maneira precoce e tomar uma decisão quanto ao fato. “Estamos lidando com pessoas, ninguém sai de casa para prejudicar a companhia, todo mundo tenta fazer o seu melhor. Seja qual for o problema, vamos avaliar e dar um grau de relevância para o ocorrido, isso nos ajuda a sermos justos e, certamente, contribui para o bem-estar dos colaboradores”, disse Lucas Serrano, Coordenador Safety LATAM.
“Pudemos ter conversas abertas com todo o efetivo e o pessoal de manutenção do Esquadrão, trocamos ideias a respeito de treinamentos, visitas, cursos e tudo que envolve nosso trabalho em comum. Foi muito valorosa essa troca de experiência”, avalia Rony Alexandre, Consultor de Qualidade LATAM.
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