Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Esquadrilha da Fumaça, sempre presente no Grande Prêmio de São Paulo de F1, homenageará um dos maiores ídolos brasileiros – Ayrton Senna -, em virtude dos 30 anos da morte do piloto brasileiro. Os sete A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira farão passagens baixas no autódromo de Interlagos durante a cerimônia que antecede a largada, que ocorre às 14h, neste domingo 03/11.

Na ocasião, o Comandante da Esquadrilha da Fumaça estará a bordo do avião com o capacete pintado nas cores eternizadas por Senna em seu capacete. “Homenagear, de diversas maneiras, um dos nossos maiores ídolos é o mínimo que podemos fazer por aquele que levou a bandeira do nosso País ao topo do pódio diversas vezes, para que o mundo pudesse nos ver”, afirma o Tenente-Coronel Juliano Augusto Sousa NUNES, Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). 

Para o CEO do GP São Paulo de F1, Alan Adler, a Esquadrilha da Fumaça deve, mais uma vez, chamar a atenção do público presente que vibra com velocidade e precisão. “A Esquadrilha da Fumaça mostrou nas edições anteriores do GP de São Paulo de Fórmula 1 sua incrível destreza que seduziu o público em diversos países. Este ano, celebrando a memória de Senna com as cores da brasilidade, a apresentação vai ser de arrepiar”, afirma Adler. 

Ayrton Senna e a FAB

A Força Aérea Brasileira sempre teve um carinho e uma proximidade muito grande com Ayrton Senna, que em duas oportunidades voou em aeronaves de caça da FAB.

Em 1987 o piloto voou em um caça F5 e, em 1989, já como campeão mundial, em um Mirage III - nessa segunda oportunidade o piloto fez um pedido: “eu quero sentir a velocidade”, na ocasião, foram feitas passagens baixas a mais de mil quilômetros por hora.  

Senna foi condecorado pela Força Aérea com as medalhas Mérito Santos Dumont, em 1987, e com a medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, Grau Cavaleiro, em 1993.

 

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), Youtube e Flickr.

Fim do conteúdo da página