Foram dois dias de interações com o Esquadrão, entre voos e gravações no hangar
O cantor Waldonys com os pilotos da Esquadrilha da Fumaça
O cantor e sanfoneiro Waldonys veio à Pirassununga (SP), na Academia da Força Aérea (AFA), visitar a Esquadrilha da Fumaça para a regravação do videoclipe da música “Sonho de Ícaro”. A primeira versão aconteceu há 17 anos, com o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) ainda utilizando os aviões T-27 Tucano.
Para o remake, Waldonys ficou dois dias no Esquadrão realizando voos a bordo dos atuais A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça, avião mais moderno e versátil que os anteriores em que voou em 2007. As gravações também ocorreram em solo com os militares realizando suas atividades rotineiras.
A Esquadrilha da Fumaça faz sua demonstração aérea com sete aeronaves que se dividem em três células – Quatrilho (1#, 2#, 3# e 4#), 5# e 6# e o isolado (#7). Waldonys teve a oportunidade de voar nas três células, para ter a melhor experiência possível e repassar a emoção às filmagens do videoclipe.
“Para nós é um prazer poder fazer parte deste material que será amplamente divulgado em todas as mídias que o Waldonys possui, além de também fazer parte de suas apresentações ao vivo. Somos um Esquadrão de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB) e, aproveitamos nossos treinamentos em sede para gravar este importante material com o Waldonys que, certamente, dará ainda mais visibilidade para a nossa FAB”, comenta o Tenente-Coronel Juliano Augusto Sousa Nunes, Comandante do EDA.
Com cerca de 17 pessoas envolvidas, entre a equipe técnica de Fortaleza (CE) e equipe de filmagens de São Paulo, tendo como diretor Pedro Brasil, o mesmo que realizou o primeiro videoclipe, nada passou despercebido aos olhos e takes dos filmakers.
O diretor Pedro Brasil em ação gravando com Waldonys na Esquadrilha da Fumaça
“Pra mim é um prazer enorme estar aqui mais uma vez. Isso só aconteceu pelo fato de Waldonys acreditar no meu trabalho. Me sinto profundamente grato por estar com a Esquadrilha, os melhores pilotos que o Brasil pode ter, e cheio de alegria porque pudemos refazer uma história que já foi tão bonita. A responsabilidade também é grande por ter que contar uma história de uma maneira diferente, algo que foi um marco pra todo mundo” disse Pedro Brasil.
Sobre a ideia de unir música e aviação, suas duas paixões, neste videoclipe mais elaborado, o cantor explica de uma maneira emocionada o que significa essa junção da arte de voar e cantar soando uníssono nos corações dos brasileiros.
“Estamos no Ninho das Águias – Academia da Força Aérea, no hangar do Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça. Entre várias outras atribuições a Esquadrilha da Fumaça faz com que as pessoas olhem para os céus, acreditem nos seus sonhos e, por algum momento, esqueça de seus problemas. Eu acho isso algo divino, de uma outra dimensão. E poder unir o voo da Esquadrilha que é arte pura, com música, que para mim é a língua materna de Deus, acredito que a chegada dessa união no coração das pessoas vem com muita força e fica”, explica Waldonys.
Waldonys durante por do sol recebendo banho de batismo na Esquadrilha da Fumaça
Cantor e Sanfoneiro Waldonys
Waldonys José Torres de Menezes, mais conhecido como Waldonys, é cantor e sanfoneiro nordestino, natural de Fortaleza (CE). Desde muito pequeno envolvido com a música, tem como suas principais referências Dominguinhos e Luiz Gonzaga. O cantor é piloto civil acrobático com mais de sete mil horas de voo, além de ser também paraquedista com mais de três mil saltos.
Fumaça Honorário #48, tem uma longa história com o Esquadrão, desde a época dos T-27 Tucano nas cores vermelha e branca. Gravou o primeiro videoclipe da música “Sonho de Ícaro” com a Esquadrilha da fumaça em 2007, com o Tucanos já nas cores da bandeira do Brasil.
O cantor também é membro honorário da Força Aérea Brasileira, recebeu as medalhas Mérito Santos Dumont e Bartolomeu de Gusmão, e recebeu ainda comendas dos Esquadrões Zagal, Rumba e do 2° ETA.
Redes Sociais