Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O Tenente João Paulo Muguet Cunha, 29, foi interceptado por dois aviões A-29 Super Tucano na tarde desta quarta-feira (05), por volta das 16h, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), onde fica sediado o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) - mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

O aviador havia saído para realizar mais um voo de instrução, com um Cadete a bordo na aeronave T-27M Tucano, quando foi surpreendido por dois A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça. De um lado estava o Capitão Neves e de outro o Capitão Bezerra, quando entraram em contato com a aeronave do Tenente João Paulo e o avisaram que a partir daquele momento, ele fazia parte do time.

"Em nome da Esquadrilha da Fumaça, eu tenho a honra de anunciar que, a partir de agora, a gente tem uma nova missão para você, que é a de representar a Força Aérea Brasileira no Brasil e no mundo, além de despertar a vocação aeronáutica em muitas pessoas. A partir de agora você é o mais novo piloto da Esquadrilha da Fumaça. Seja muito bem-vindo ao time", disse na radiofrequência o Capitão Bezerra.

Natural de Nova Iguaçu (RJ), se formou Aspirante a Oficial em dezembro de 2017, na AFA e, em Natal (RN), se especializou na aviação de caça no Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV - Esquadrão Joker). Retornou para a Academia como instrutor de voo no Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA) e se voluntariou para ser integrante do EDA.

“No momento da interceptação em voo, quando falaram comigo no rádio, o céu ficou pequeno. Foi muita emoção. Só tenho a agradecer!”, afirma o aviador.

Ao mesmo tempo em que havia uma interceptação na Academia, o Tenente Marcílio Brito Fonseca, instrutor de voo em Natal (RN), no Esquadrão Joker, recebia uma ligação do Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), a respeito de sua nova etapa na carreira, a partir de agora, na Esquadrilha da Fumaça.

“Foi um dia muito especial na minha vida. Recebi a feliz notícia de que vou fazer parte da Esquadrilha da Fumaça, realizando um sonho de criança. Estou muito feliz, só quero agradecer a Deus, a minha família e a todos que confiaram no meu trabalho”, comenta o Tenente Aviador Marcílio.

Nascido em Natal (RN), se formou Aspirante em dezembro de 2016 na Academia da Força Aérea e está no atual posto de 1º Tenente desde agosto de 2019. Retornou a Natal para a Especialização Operacional na Aviação de Caça (2º/5º GAV - Esquadrão Joker) e,  em 2020, passou a ser instrutor daquele Esquadrão.

Ambos farão na Esquadrilha da Fumaça o curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea - PODA, para estarem aptos a realizarem as apresentações com a Fumaça dentro e fora do Brasil.

Fim do conteúdo da página