Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A professora de inglês Ana Ligia Barbosa de Carvalho e Silva, há mais de dez anos se dedica aos estudos do inglês utilizado pelos pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB). A relação que começou com aulas particulares, logo ao fim do expediente, com os pilotos ainda com as marcas das máscaras no rosto e com seus macacões de voo, se estendeu para estudos mais aprofundados a respeito da especificidade do inglês a ser utilizado pela Esquadrilha da Fumaça.

E, assim, foi dado o início há anos de estudos e especializações. Graduada em ciências jurídicas e sociais, a advogada que também ministrava aulas de inglês buscou especialização como a certificação CELTA para professores - Certificado de Ensino de Inglês para Falantes de Outras Línguas - pela Universidade de Cambrigde (Inglaterra); Pós-Graduação Lato Sensu pela Universidade Mackenzie; além de Mestrado e Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Pesquisadora apresentando a conclusão do Doutorado ao Brigadeiro Marcelo Gobett Cardoso, Comandante da Academia da Força Aérea (AFA)

Para o Mestrado, a professora identificou as habilidades que os pilotos da Esquadrilha da Fumaça necessitavam na hora de falar com os controladores de voo, com mecânicos estrangeiros – caso necessitasse – e, com o público e entusiastas que querem falar com os pilotos sobre aviação, especificamente sobre a forma do voo da Fumaça, e até sobre particularidades da formação acadêmica dos aviadores da FAB.  

No Doutorado, “foi feito um estudo de caso sobre o nível de proficiência em inglês para os pilotos na FAB e na Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) para, a partir de então, pensarmos em um exame específico do EDA”, disse a pesquisadora, que complementou – “Entendi que eles formam um Esquadrão de excelência, o que requer um olhar mais apurado sobre suas necessidades de uso da língua. O foco do estudo, portanto, recaiu sobre a avaliação de inglês dos pilotos do EDA, para melhorias, porque somente a fraseologia em inglês estudada pelos pilotos da FAB não parece ser o suficiente para as necessidades do EDA”, afirma.

Pesquisadora apresentando a conclusão de Doutorado ao Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira, Comandante da Esquadrilha da Fumaça

A pesquisa de doutorado é uma contribuição acadêmica focado na língua inglesa para fins específicos, além de ser uma contribuição social tanto para a ANAC quanto para os pilotos militares. Essa integração entre o meio civil e militar gera ganhos para todos, pois, o espaço aéreo é compartilhado por ambos e a língua utilizada é o inglês, assim, é possível ter um tráfego aéreo mais seguro.

Tanto o mestrado quanto o doutorado foram orientados pela Professora Doutora Matilde V. R Scaramucci, do Instituto de Estudos de Linguagem (IEL), do departamento de linguística aplicada da Universidade Estadual de Campinas.

Em 2023, a pesquisadora segue em um novo projeto, aprofundando ainda mais seus estudos sobre a avaliação de inglês para os pilotos do EDA, agora em um pós-Doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), no IBILCE, campus de São José do Rio Preto, sob a supervisão do Professor Doutor Douglas A Consolo.

A pesquisa pode ser acessa através do link https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/1244211

Texto: Tenente JOR Rogério Sousa
Fotos: Tenente JOR Rogério Sousa e Porfessora Ana Ligia Barbosa de Carvalho e Silva
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 

Fim do conteúdo da página