Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 Demonstração aérea acontece no domingo (09), às 9h, na Estação das Docas

 

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma das maiores manifestações católicas do mundo, que acontece anualmente na cidade de Belém (PA) e, a Força Aérea Brasileira irá prestigiar a celebração com uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça, no dia 09 de outubro, às 9h, na Estação das Docas.

Será a segunda apresentação dos modernos A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça na celebração católica que atrai milhares de pessoas todos os anos. A última vez em que os aviões da FAB, que levam a bandeira do Brasil na cauda, estiveram presentes no evento foi em 2021, porém, foram feitas apenas passagens baixas e não houve uma demonstração, por conta da pandemia. Nesta edição 2022, os aviões retornam para uma apresentação com cerca de 35 minutos de duração e, em torno de 50 acrobacias com manobras arrojadas.

“O Círio de Nazaré é uma celebração religiosa tradicionalíssima, está em sua 230º edição e, para nós da Esquadrilha da Fumaça, estar representando a Força Aérea Brasileira e poder abrilhantar ainda mais uma festa tão bonita que atrai milhares de pessoas é um privilégio e motivo de orgulho”, comenta o Capitão Aviador Felipe Augusto Kawka, piloto da posição número #5, da Esquadrilha da Fumaça.

Os militares do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) chegarão na capital paraense no sábado (08) e, os aviões A-29 Super Tucano ficarão sediados na Base Aérea de Belém, de onde sairão no dia seguinte para a demonstração aérea.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Texto: Tenente JOR Rogério
Revisão: Major Aviador Rafael Magri Grothe 
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Fim do conteúdo da página