Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ao todo, 389 graduados se formaram na Escola de Especialistas de Aeronáutica

A formatura é o encerramento de um ciclo, o ponto de chegada que será a largada para novos destinos e, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), também conhecida como o “berço dos especialistas”, localizada em Guaratinguetá (SP), este momento é digno de comemoração com requinte, banda, desfile militar e a presença de autoridades da Força Aérea Brasileira. É um momento único na vida dos formandos que servirão à FAB, a partir de então, em diversas localidades do País e com diferentes especialidades, e o momento também merece uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça, que se deslocou de Pirassununga, interior de São Paulo, para prestigiar os irmãos de farda.

A turma Gripen, do Esquadrão Branco, com seus 237 formandos do Curso de Formação de Sargentos (CFS), juntamente com os 152 militares da 32ª turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) – turma Millennium, do Esquadrão Prata, pôde assistir à uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça homenageando-os, na manhã desta segunda-feira, 20 de junho de 2022, no berço dos especialistas.

A ocasião também foi um marco para o Tenente Aviador André Mayer Fontoura, piloto número 2 da Esquadrilha da Fumaça, que realizou sua primeira demonstração com público após a conclusão do curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea – PODA. “Em certo momento do voo pensei o quão emocionante estava sendo aquilo para mim, voando e coroando junto com a Fumaça a formatura dos novos sargentos da Aeronáutica. Muito emocionante!”, afirma o Tenente Fontoura.

Para o Tenente-Coronel Especialista em Aviões Fábio José de Souza Rocha Tavares, não foi diferente. Há 25 anos ele ingressou na EEAR formando-se sargento dois anos depois e, após anos dedicando-se aos estudos, se formou oficial da FAB chegando ao atual posto em abril de 2022. “Foi um prazer ter voltado na Escola de Especialista e ministrar uma palestra para os estudantes e passar a eles a vivência tanto do sargento como do oficial já estando quase no último posto. Falar para eles o que representa a Fumaça para a Força Aérea e também para o Brasil, explicando que, se eles almejam estar em um esquadrão de elite mais pra frente, como é a Fumaça, a trajetória começa aqui e agora. Toda a vida pregressa será consultada, qualidade de serviço, índole, vida social. Pude falar sobre a Fumaça, Força Aérea, carreira militar, profissionalismo, perseverança, humildade e busca no que querem alcançar, que é o sucesso na carreira”, pontua.

O CFS é ministrado em regime de internato e tem a duração de quatro semestres letivos, tendo como finalidade formar sargentos especialistas para o Comando da Aeronáutica, abrangendo instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado. Com a turma Gripen, 237  militares se formaram. O nome Gripen foi escolhido em homenagem a mais nova aeronave de caça da FAB, pois, no mesmo ano em que a aeronave passou a integrar a Força, o Esquadrão Branco, por sua vez, começou sua jornada na EEAR.

Já o EAGS teve um ano de duração e formaram-se 152 militares, que deverão atuar nas áreas de administração, eletrônica, eletricidade, música, entre outros diversos setores. O nome Millennium surgiu em homenagem ao KC-390, uma das aeronaves mais tecnológicas do mundo, responsável pela realização de missões de ajuda humanitária, como no transporte de veículos, equipamentos e medicamentos, sendo muito usada durante a pandemia.

Escolada de Especialistas de Aeronáutica

Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941, todos os estabelecimentos, instalações, órgãos e serviços referentes à atividade de Aviação no Brasil, até então subordinados aos Ministérios da Guerra, da Marinha e da Viação e Obras Públicas, passaram a pertencer ao novo Ministério, com a transferência imediata do pessoal e material.

Em 04 de março de 1941, foram baixadas instruções sobre a formação dos sargentos especialistas para a Aeronáutica, a qual seria feita, inicialmente, em uma única escola, que deveria funcionar na ex-Escola de Aviação Naval, na cidade do Rio de Janeiro. Assim, a Escola de Aviação Naval e a Escola de Aviação Militar foram extintas e criada, em 25 de março de 1941, a Escola de Especialistas de Aeronáutica, sediada na Ponta do Galeão, Ilha do Governador - RJ.

Em decorrência das dificuldades surgidas com a II Guerra Mundial, agravadas pela entrada do Brasil no conflito, e com o crescimento da Força Aérea, verificou-se a necessidade de incrementar a formação de técnicos, em número suficiente para atender à demanda crescente.

Como solução imediata, muitos militares e civis foram enviados aos Estados Unidos para que, através de cursos, pudessem satisfazer às necessidades mais prementes da FAB.

Esta solução, contudo, começou a sofrer restrições por ser muito onerosa. Após novos estudos, decidiu-se por contratar a "Organização John Paul Ridle Aviation Tecnical School", a qual instalou no Brasil, na cidade de São Paulo, uma Escola Técnica de Aviação - ETAv, com todo o acervo, incluindo técnicos, professores e administradores. A ETAv passou a complementar a formação de especialistas, suprindo as carências então verificadas.

Com o término das hostilidades, embora a necessidade de técnicos para manter as diversas unidades criadas ainda fosse grande, houve certa estabilização na formação de pessoal. Verificou-se, então, que já não era necessário existirem duas escolas com a mesma finalidade e que, consequentemente, estava havendo dispersão de meios.

Como solução, houve a fusão das duas Escolas, nascendo em 1950, com sede em Guaratinguetá - SP, a atual Escola de Especialistas de Aeronáutica – EEAR, instalada em terras da antiga Escola Prática de Agricultura e Pecuária, doadas ao Ministério da Aeronáutica em 05 de maio de 1950.

Para mais informações e como ingressar na Escola de Especialistas de Aeronáutica acesse ingresso.eear.aer.mil.br

Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Texto: Aspirante Rogério
Revisão: Capitão Rafael Grothe
Fotos: Sargento Marchetti e Soldado Eliabe
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fim do conteúdo da página