Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

As apresentações serão em alusão ao descobrimento do Brasil e às cidades da região do Vale do Aço, respectivamente

A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, se apresenta nesta sexta-feira (22), às 16h, na Praça das Pitangueiras, em Porto Seguro (BA). A demonstração aérea será feita em alusão às comemorações dos 522 anos do descobrimento do Brasil. No dia seguinte (23), a demonstração será em Ipatinga (MG), no Parque Ipanema, às 16h, em comemoração ao aniversário das cidades do Vale do Aço.

Porto Seguro recebe a Fumaça pela sexta vez, a última foi em 2003, ainda com os antigos T-27, aviões utilizados no período de   1983 e 2013. Nesta edição, a Fumaça comparecerá com os sete aviões A-29 Super Tucano pintados com as cores da Bandeira do Brasil. Já a cidade mineira contará com a quarta apresentação dos aviões fazendo acrobacias e desenhando os céus com suas características fumaças. A Esquadrilha esteve em Ipatinga pela última vez em 2009, quando ainda voavam com os aviões da geração anterior e poderão mostrar ao público presente manobras arrojadas com os A-29 implantados pela Fumaça em 2013.

De acordo com o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, “será um prazer retornar a essas duas cidades demonstrando com os Super Tucanos ainda não vistos nos céus tanto de Porto Seguro quanto de Ipatinga. Fazer uma apresentação representando a Força Aérea Brasileira em comemoração aos 522 anos do descobrimento do Brasil é motivo de orgulho para toda a equipe do Esquadrão – pilotos, anjos da guarda e demais militares envolvidos. Não menos importante será em Ipatinga, onde estaremos de volta à cidade para mais uma demonstração, e agora com aviões mais modernos podendo apresentar manobras diferenciadas ao público”, finaliza o Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira.

Após as demonstrações na Bahia e Minas Gerais, os sete aviões da Esquadrilha da Fumaça têm previsão de agenda para Lençóis Paulista (SP), Santa Rosa (RS), Balneário Camboriú (SC) e Ponta Grossa (PR).

As agendas da Esquadrilha da Fumaça são divulgadas mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Fim do conteúdo da página