Como parte das primeiras atividades após o retorno das férias, cinco pilotos da Esquadrilha da Fumaça realizaram, nesta semana, voos em um simulador de A-29 Super Tucano, em Campo Grande/MS, onde fica sediada a Ala 5 da Força Aérea Brasileira (FAB) e também 3º/3º Grupo de Aviação, o Esquadrão Flecha, que igualmente faz uso do Super Tucano em sua missão.
O simulador de voo reproduz fielmente o interior, os comandos da aeronave e o próprio voo, permitindo ao piloto realizar exercícios diversos, como procedimentos de emergência e exercícios específicos ao voo da Esquadrilha da Fumaça. Durante o voo simulado, o piloto conduz a aeronave da mesma forma que a conduziria em um voo real, preocupando-se com os mesmos procedimentos e segurança. Com ele, fora da nacele, outro piloto é responsável pela instrução, avaliação, controlar o ambiente externo e situações que deverão ser simuladas.
Dentre os pilotos que fizeram o voo simulado está o novo integrante da Fumaça, o 1º Tenente Aviador Felipe Kawka, que inicia o seu curso para assumir a posição de voo número 5 na equipe. Ele explica que a simulação é importante para manter em constante treinamento o como proceder em diferentes situações que podem ocorrer durante um voo. “A grande vantagem para o piloto e para o Esquadrão é a possibilidade de treinar procedimentos que não podem ser realizados em um voo real, como a simulação de todas as emergências possíveis”, explica o piloto.
Após o retorno para a sede da Esquadrilha da Fumaça, em Pirassununga (SP), os pilotos seguem as suas rotinas normais de treinamento. A divulgação da primeira agenda de demonstrações pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, responsável por receber as solicitações advindas de todo o país, deve ocorrer nas próximas semanas e será divulgada pelos meios oficiais. Para mais detalhes e acompanhar a rotina da Fumaça, acesse também o seu Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.
- Texto: Tenente Marcus Lemos
- Foto: Tenente Felipe Kawka
Redes Sociais