Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Quando, em 2010, a então civil Patrícia Herdy (hoje 3º Sargento) assistiu a uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça na sua cidade natal, Nova Friburgo/RJ, talvez não pudesse imaginar que nove anos mais tarde cumpriria o seu desejo de ingressar na mesma equipe que voou sobre a sua casa no Rio e assistida por toda a família. Foi por meio de uma conversa com o seu tio, oficial do Exército Brasileiro, que ela se orientou e decidiu ingressar, no mesmo ano, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), instituição de ensino técnico da Força Aérea Brasileira que prepara os militares Especialistas, tendo concluído o curso em 2012.

Depois de assistir a várias demonstrações da Esquadrilha da Fumaça em diversos eventos Portões Abertos no Rio de Janeiro, foi a vez da 2º Sargento Jaqueline Guerra, natural de Ribeirão Preto/SP, também ver a oportunidade de voltar a servir em Pirassununga/SP, agora pela Fumaça, cidade sede do Esquadrão. “A Esquadrilha da Fumaça é um motivo de muito orgulho para nós que vestimos o azul”, afirma a Sargento Jaqueline, “é uma honra muito grande e uma nobre missão ser agora uma Anjo da Guarda!”, completa. Tendo ingressado na EEAR no ano de 2007, atua como Especialista em Serviços Administrativos, e a partir de agora, atuará nas atividades financeiras, burocráticas e de Pessoal da Fumaça.

As duas sargentos chegam à Esquadrilha da Fumaça carregando muita bagagem e conhecimento. A 3º Sargento Patrícia Herdy, Especialista em Equipamentos de Voo, atua atualmente como inspetora da aeronave T-25 na Academia da Força Aérea (AFA), aeronave utilizada na instrução primária dos cadetes da AFA. “Foi uma emoção tão grande ser anunciada como nova Anjo da Guarda que eu mal conseguia acreditar no que estava acontecendo. É uma honra enorme poder trabalhar com essa equipe”, nos conta ela. Já a sua nova colega Anjo da Guarda, 2º Sargento Jaqueline, atua hoje no Centro de Documentação da Aeronáutica (Cendoc), localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Os Anjos da Guarda, como são carinhosamente apelidados, são os graduados Especialistas que garantem toda a correta manutenção e segurança das aeronaves da Esquadrilha da Fumaça e aqueles que cuidam dos serviços administrativos, garantindo o bom andamento das atividades do Esquadrão.  De acordo com o Major Especialista em Aviões Fábio Rocha Tavares, Chefe da Seção de Materiais, na Fumaça, não há coadjuvante: “Aqui, todos os Anjos da Guarda são protagonistas e, dessa forma, a gente cumpre a missão de elevar o nome da Força Aérea Brasileira em todos os cantos. Bem vindas e parabéns às novas Anjos por ingressarem no Esquadrão de Demonstração Aérea".

Para ser um Anjo da Guarda, é necessário ser formado pela Escola de Especialistas de Aeronáutica, localizada em Guaratinguetá/SP. A Escola oferece 28 cursos de nível técnico, que podem durar de seis meses a dois anos, para atuar em diversas frentes da Força Aérea Brasileira e o ingresso é feito por meio de exame de admissão. Anualmente são abertas vagas aos voluntários interessados em pertencer ao time da Fumaça e, hoje, o Esquadrão conta com 35 Anjos da Guarda, sendo 27 especialistas das áreas de manutenção e oito das áreas administrativas.

Para saber mais sobre as formas de ingresso na Força Aérea Brasileira, acesse www.fab.mil.br/ingresso.

Fim do conteúdo da página