Cerimônia ocorreu na sexta-feira (29/11), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ)
A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) realizou, no dia 29 de novembro de 2024, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), a diplomação de 83 Oficiais-Alunos do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM).
Dentre os alunos do CCEM foram diplomados quatro Oficiais de Nações Amigas da Argentina, dos Estados Unidos da América, da Índia e do Peru.
A solenidade foi presidida pelo Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (COMAR III), Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos, e contou, ainda, com a presença do Comandante e Reitor da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Major-Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira; do Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes; do Ex-Comandante do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, Brigadeiro do Ar Márcio Bhering Cardoso; e o Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Helmer Barbosa Gilberto.
Durante a cerimônia, o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional entregou o Diploma e a Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo ao Major Aviador Erick Luiz Pereira Ribeiro, por ter se destacado como primeiro colocado no curso.
Em nome da turma, o orador, Major Aviador Fernando de Melo Nunes, discursou sobre a rotina de estudos e agradeceu a Deus, à família e à ECEMAR por todo o aprendizado adquirido. Em suas palavras “Hoje, celebramos mais do que o fim de uma etapa. Celebramos a certeza de que estamos prontos. Prontos para aplicar as lições dos mestres da guerra e integrá-las à complexidade dos cenários atuais. Prontos para fazer a diferença onde quer que estejamos”, afirmou.
Para o Comandante da “Academia de Guerra da Força Aérea Brasileira”, Brigadeiro do Ar Helmer, a ECEMAR sente-se muito orgulhosa por proporcionar à Força Aérea mais um dia de celebração ao Saber: “Recorro às palavras de nosso Comandante: “Continuemos firmes aos nossos valores e propósitos, pois são as únicas aerovias que nos conduzem ao pouso seguro no destino de um país moderno.” Ainda em suas palavras, destacou que “Inspirados por esse pensamento, implementamos diversas tarefas intelectuais que instigaram nos nossos alunos ao exercício dos valores apregoados nessa diretriz. Reforçamos junto a eles a natureza e os propósitos da nossa essência militar como instrumento do emprego do Componente Militar do Poder Aeroespacial. Esses desafios foram prontamente superados por meio da tríplice argamassa formada pela dedicação, pelo profissionalismo e pela união. Desenvolvemos em vocês as habilidades do Assessor e do Decisor de alto nível que saberão prontamente utilizar os meios do poder aeroespacial como ferramenta para manutenção da soberania nacional.”
Sobre o curso:
O Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) é um curso de pós-formação que tem por finalidade capacitar os Oficiais Superiores dos quadros de Aviadores, Intendentes, Infantaria, Engenheiros e Médicos para o exercício de funções de Estado-Maior e para o desempenho de cargos de Comando, Chefia e Direção.
Fonte: Cel Av R1 Schenk / Ten REP Pollyana
Fotos: Soldados Nóbrega e Rofrigo
Redes Sociais