A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica comemorou no dia 21 MAR 2024, 79 anos de existência. O evento, realizado no Auditório Ten Brig Ar Deoclécio, contou com a presença do Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Pedro Henrique Cavalcanti de Almeida, e de Ex-Comandantes da ECEMAR, o 36º Comandante, Major-Brigadeiro do Ar Stefan Egon Gracza, o 47º Comandante, Brigadeiro do Ar Helmer Barbosa Gilberto, o 44º Comandante, Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto, do efetivo e de convidados.
Durante a cerimônia, foram homenageados como Destaques ECEMAR de 2024 na categoria “Graduado ou Civil Assemelhado” a 1S SAD Mariana Ferreira da Costa Lima, e na categoria “Praça ou Civil Assemelhado”, o S1 SAD Dayvison Teixeira de Souza Gomes.
Os Ex-Comandantes presentes à cerimônia receberam das mãos do Brigadeiro Pedro Almeida uma lembrança institucional como reconhecimento de toda a dedicação que tiveram como comandantes da ECEMAR.
O Brig Ar Pedro Almeida, parabenizou a todos os agraciados e reforçou, em suas palavras, citando o Brigadeiro Rui Moreira Lima na obra Senta Pua - A Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial que “... o ponto alto de Nero Moura foi a liderança que exerceu sobre seus comandados durante a guerra e, no regresso, durante a paz. Comandou o 1º Grupo de Aviação de Caça (...), revelando, no desempenho de suas 62 missões de guerra, perícia e bravura. É difícil comandar homens livres em tempo de guerra… Ele comandou.” Finalizou, ainda em suas palavras, que “... é certo que temos diante de nós um horizonte desafiador e complexo; ao mesmo tempo que promissor e empolgante. Sigamos, pois, no firme propósito de preparar os oficiais superiores de nossa Força para que atuem sempre com bravura e perícia, na paz e na guerra, honrando o legado do Comandante Nero Moura.”
Ao final do evento, foram descerradas a fotos dos militares Destaque ECEMAR 2024 com a presença dos familiares e de todos os presentes na cerimônia.
ECEMAR, a Academia de Guerra Aérea da Força Aérea Brasileira, é Organização Militar de ensino superior do Comando da Aeronáutica que tem por finalidade ministrar cursos de altos estudos militares a Oficiais da Força Aérea Brasileira, Oficiais de Nações Amigas e Civis. Desde a sua criação, até dezembro do ano de 2024, inclusive, a Escola formou, em seus diversos Cursos, 16 Civis e 11.152 Oficiais Superiores, sendo 399 Oficiais de Nações Amigas.
Fonte: ECEMAR / Cel Av Schenk
Fotos: SO BFT Fonseca
No dia 20 de março de 2025 a ECEMAR recebeu a visita do Adido da Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF), Cel Adolfo Gorbea e comitiva.
A comitiva composta, ainda, pela Ten Cel Angelica Cubillos-Fonseca - Chefe da Seção da Força Aérea, Escritório de Ligação Militar dos EUA/US Military Liaison Office, pelo Ten Cel David Cox - Comandante do Programa dos Intercâmbios de Pessoal Militar da Força Aérea, Região das Américas, pelo Maj Michael Rothenberger - Adido Assistente do Exército dos EUA, pelo Sgt Mason Phipps - do Programa dos Intercâmbios de Pessoal Militar da USAF, e pelo Sr. Davi Santos - Assistente de Programa da USAF, Escritório de Ligação Militar dos EUA/US Military Liaison Office, foi recebida pelo Comandante da ECEMAR, Brig Ar Pedro Henrique Cavalcanti de Almeida.
A visita teve como objetivo interagir com os oficiais que realizam intercâmbio, no caso da ECEMAR, a Maj Amanda Lynn Avenoso, que cursou o Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), no ano de 2024, e permanece em 2025 como Instrutora da Escola. A comitiva conheceu as instalações da ECEMAR e recebeu as informações sobre as atividades acadêmicas e o desempenho da Maj Avenoso.
O Comandante da ECEMAR ressaltou a importância da parceria histórica entre a FAB e a USAF, firmada desde a Segunda Guerra Mundial, o que contribuiu para o início das atividades da ECEMAR, quando os primeiros instrutores da Escola realizaram curso nos Estados Unidos e trouxeram o modelo de ensino para a recém-criada Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica.
Para o Adido da USAF, Coronel Gorbea, “... é uma grande honra visitar esta instituição histórica. Que nossa parceria continue promovendo o poder aéreo nas Américas e no mundo. Obrigado por sua hospitalidade e amizade.”
Fonte: ECEMAR / Cel Av R1 Schenk
Fotos: SO BFT Fonseca
CGAEM TURMA 2024/2025
Prezados Oficiais Superiores,
Sejam bem-vindos ao 2º Módulo do Curso de Gestão e Assessoramento de Estado-Maior (CGAEM).
Primeiramente, é importante ratificar que “o CGAEM tem o propósito de atualizar e ampliar a capacitação profissional dos oficiais superiores da FAB para o exercício de planejamento e gestão estratégica, no assessoramento de Estado-Maior, criando melhores condições de aproveitamento de suas potencialidades” (ICA 37-898).
Logo, no 1º Módulo os senhores aprofundaram “conhecimentos na área de gestão e administração” (ICA 37-898). Agora, neste segundo momento, é proposto rever princípios, conceitos e doutrinas que dirigem o preparo e emprego da FAB, tanto nacional quanto internacionalmente.
O 2º Módulo é todo proposto na modalidade de Educação a Distância (EAD), em um formato autoinstrucional, sendo suas atividades desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem do Instituto de Educação a Distância, porém, planejado e acompanhado pela ECEMAR.
Previsão de Cronograma
Informamos ainda que as orientações administrativas e acadêmicas sobre acesso e uso da Plataforma serão enviadas pelo IEAD para o e-mail institucional (Zimbra) de cada Oficial-Aluno. É importante que todos estejam atentos a este canal de contato.
RODRIGO OCTAVIO LEÃO ROCHA - Cel Av R1.
Subcoordenadoria de Supervisão de Ensino Online.
ECEMAR, 10/03/2025.
ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA
A Academia de Guerra da Força Aérea Brasileira
Forjando líderes desde 1946
Prezado Ex-Instutor da ECEMAR!
É sempre uma grata satisfação e uma honra manter o vínculo com todos os Instrutores da ECEMAR, de todos os tempos.
O legado de cada um dos senhores como Instrutores que forjaram os líderes da nossa Força Aérea ao longo de décadas é, indiscutivelmente, o alicerce daquilo que se tornou a Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, uma instituição modelo onde se originam as doutrinas e o pensamento voltados para o Poder Aeroespacial.
Para mantermos sempre essa conexão com todos, solicitamos que atualizem seus contatos (especialmente telefone e email) e, assim, podermos enviar convites e outras informações de nossos eventos. Se estão atualizados, então está tudo certo.
Poderão utilizar o nosso email: scs.ecemar@gmail.com para atualizar os seus dados.
Aproveitamos para reforçar nossa alegria e honra de tê-los sempre em nosso convívio, o que torna a Escola mais viva e admirada pelas novas gerações de Instrutores e Oficiais-Alunos que por aqui passam.
Respeitoso e cordial abraço.
Assessoria do Comando - Comunicação Social
A Academia de Guerra da Força Aérea Brasileira
Forjando líderes desde 1946
No dia 17 de março de 2025, os Oficiais-Alunos das Nações Amigas (ONA), do CCEM 2025, realizaram uma visita de instrução ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), ambos subordinados ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
A visita iniciou-se com a recepção dos ONA pelo Comandante do CGNA, Tenente-Coronel Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira, que apresentou um briefing detalhado sobre o roteiro da visita e a missão da Organização Militar.
Durante a visita ao CGNA, os ONA conheceram a Sala Master, onde são coordenados, em parceria com órgãos de aviação e segurança pública, grandes eventos realizados no Brasil. Em sequência, foi apresentado o processo completo de operação da Navegação Aérea, incluindo o planejamento e o gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo no Brasil, bem como o processo de autorização das intenções de voo em aeroportos coordenados, conforme as diretrizes normativas.
Na parte final da visita ao CGNA, os Oficiais estrangeiros conheceram o Salão Operacional, onde são analisados os fluxos aéreos, empregando recomendações após a apreciação de situações específicas.
Na segunda etapa da visita, os ONA conheceram o GEIV, onde foram recebidos pelo Comandante, Major Aviador Rodrigo Pereira Drumond. Durante a instrução, o Major Drumond discorreu sobre o histórico, a missão e as atividades desenvolvidas pelo GEIV.
A missão de instrução dos Oficiais-Alunos das Nações Amigas do CCEM 2025, nas Unidades do DECEA, foi encerrada com a visita à aeronave de inspeção Legacy 500, um dos vetores aéreos responsáveis pelas missões da Organização Militar.
Fonte: ECEMAR / Cel Int Michael
Fotos: DECEA / CV Fábio Ribeiro Maciel
Redes Sociais