Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

Acesse aqui o Protocolo de procedimentos e condutas para retorno das aulas presenciais na ECEMAR.

A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) completa hoje 74 anos de existência.  Criada por meio do Decreto nº 20.798, de 19 de março de 1946, ainda como Curso de Estado-Maior, teve como embrião de sua existência a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Posteriormente mudou-se para a Rua das Laranjeiras, e após, para a Ilha do Governador. Finalmente, em 1985, passou a ocupar o moderno prédio que até hoje a abriga, no lendário Campo dos Afonsos, na Universidade da Força Aérea (UNIFA).

Até o ano de 2019, a ECEMAR formou, em seus diversos Cursos, 16 Civis e 9.081 Oficiais Superiores, sendo 373 Oficiais de Nações Amigas, que realizaram os cursos de pós-formação de carreira atribuídos à Escola. Atualmente são realizados o Curso de Altos Estudos Militares e o Curso de Comando e Estado-Maior.

Assim, a ECEMAR dentro do escopo de suas atribuições, destaca-se no cenário da defesa do país, como a Academia de Guerra da Força Aérea Brasileira, forjando os líderes que conduzem a gestão das atividades do Comando da Aeronáutica, a fim de cumprir a missão estabelecida para Força Aérea Brasileira que é a de “manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria”.

Pela ECEMAR passaram ao longo dessa trajetória, 738 Instrutores e Professores em seu Corpo Docente, muitos ainda no atual efetivo, além de inúmeros palestrantes convidados que, apoiados pelo efetivo técnico e administrativo, escreveram a história desta Instituição de Ensino.

Parabenizo a todos por fazerem parte dessa história. Parabéns ECEMAR!

 

Rio de Janeiro, 19 de março de 2020.

 

Brig Ar LUÍS RENATO DE FREITAS PINTO

          Comandante da ECEMAR

Fim do conteúdo da página