Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica realizou nos dias 11 e 12 de novembro a sua Jornada Científica 2024, como parte do calendário acadêmico e em atendimento aos objetivos de divulgação da produção científica da Escola.

No evento foram apresentados alguns dos principais trabalhos acadêmicos produzidos a durante o Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA) e Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), destacando pesquisas e reflexões que contribuem para o fortalecimento do Poder Aeroespacial, trazendo novas perspectivas de análise para os temas estudados pelos alunos ao longo dos cursos ministrados na ECEMAR no ano letivo de 2024.

 

A dinâmica adotada privilegiou a interação entre palestrantes, alunos, instrutores da ECEMAR, orientadores dos trabalhos de conclusão de curso e corpo técnico-pedagógico da Escola, de modo a gerar novas percepções sobre os temas abordados e sobre os métodos de pesquisa e argumentos utilizados na produção acadêmica.

Ao todo foram três palestras, dezessete apresentações de trabalhos acadêmicos que, formando grupos temáticos, geraram sete mesas de debates que proporcionaram profícuas reflexões e intensa participação da audiência presente.

Na primeira conferência, ministrada como abertura do evento, o Brig Int R1 PEDRO ARTHUR LINHARES LIMA, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) da UNIFA, explanou sobre a relação entre Domínio Cibernético e Poder Aeroespacial. A segunda conferência, que iniciou as atividades do dia 12 de novembro, tratou sobre o Sistema Internacional e Estudos Estratégicos, sendo proferida pelo Cel Av R1 MÁRCIO ROCHA, professor e pesquisador do INEST/UFF. Na terceira e última conferência, a Prof. Dra. PATRÍCIA DE OLIVERA MATOS, do PPGCA/UNIFA, discorreu sobre o tema Sanções Econômicas como Instrumento de Dissuasão.

 

Um ponto importante da Jornada foi a participação de quatro Oficiais de Nações Amigas (ONA), alunos do CCEM 2024, representando respectivamente a Argentina, os EUA, a Índia e o Peru, que apresentaram os resultados de suas pesquisas, realizadas ao longo do curso. Tais presenças, além de abrilhantar o evento, trazem uma importante oportunidade de conhecer um pouco mais sobre outras culturas e experiências existentes no campo dos estudos de defesa no mundo.

Em suas palavras, por ocasião da abertura da Jornada, o Comandante da ECEMAR, Brig Ar HELMER BARBOSA GILBERTO, destacou que "O exercício de apresentar suas pesquisas por meio de exposição oral é considerado por esta Escola mais um exercício de desenvolvimento acadêmico. Essa atividade enriquece as habilidades do pesquisador, promove a exposição pública dos seus resultados e enaltece nossa instituição."

As apresentações, conferências e debates foram transmitidos ao vivo pela Plataforma Cisco Webex.


Fonte: ECEMAR / Cel Int Leonardo e Ten Ped Baptista
Fotos: SO BFT Fonseca

No dia 6 de novembro de 2024, quatro Oficiais-Alunos de Nações Amigas, que realizam o Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM 2024), na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), visitaram o Museu Imperial e o Museu Casa Santos Dumont, ambos na cidade de Petrópolis - RJ.

A viagem de estudos teve por objetivo conhecer os dois dos mais importantes marcos históricos do Brasil. O Museu Imperial, instalado no antigo Palácio Imperial, residência de verão de Dom Pedro II, preserva móveis, documentos e objetos que retratam a vida da corte e o período monárquico, permitindo aos militares uma imersão no Brasil Imperial e em sua história política e cultural, que antecedeu a Proclamação da República.

 A segunda parte da visita foi ao Museu Casa de Santos Dumont, onde os oficiais puderam explorar o legado de um dos maiores ícones da história da aviação mundial, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. A casa, projetada pelo próprio Santos Dumont, oferece um mergulho no ambiente criativo e inovador onde o aviador desenvolveu importantes experimentos. A visita destacou a contribuição do brasileiro para o avanço da aviação e seu impacto no desenvolvimento tecnológico global.

Ambos os locais oferecem uma rica compreensão de momentos cruciais da história do Brasil, que vão desde o império até os feitos pioneiros de Santos Dumont.

“A experiência dessa viagem de estudos nos proporcionou uma reflexão sobre o passado e o legado de figuras que ajudaram a moldar a identidade do Brasil. Foi uma oportunidade única de aprendizado, celebrando a importância de preservar a memória histórica e cultural do Brasil, disse a Ten Cel Vidhi, da Força Aérea Indiana.”

 

A comitiva contou com uma Oficial da Força Aérea Indiana, uma Oficial da Força Aérea Americana, um Oficial da Força Aérea Peruana e um Oficial da Força Aérea da Argentina. A viagem de estudos a Petrópolis encerra um programa de inserção cultural dos Oficiais de Nações Amigas ao Brasil, especialmente na Força Aérea Brasileira.

CCEM

O Curso de Comando e Estado-Maior tem a finalidade de proporcionar ao Oficial Superior o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para desempenhar funções de Oficial de Estado-Maior no âmbito da Aeronáutica e de um Comando Conjunto, assim como assumir cargos de comando, direção e chefia. O curso teve início em 05 FEV 2024 e tem a previsão de encerrar em 29 NOV 2024.

 

Fonte: ECEMAR

Fotos: Ten Cel Inf Fontes.


 

Prezado Ex-Instutor da ECEMAR!

É sempre uma grata satisfação e uma honra manter o vínculo com todos os Instrutores da ECEMAR, de todos os tempos.

O legado de cada um dos senhores como Instrutores que forjaram os líderes da nossa Força Aérea ao longo de décadas é, indiscutivelmente, o alicerce daquilo que se tornou a Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, uma instituição modelo onde se originam as doutrinas e o pensamento voltados para o Poder Aeroespacial.

Para mantermos sempre essa conexão com todos, solicitamos que atualizem seus contatos (especialmente telefone e email) e, assim, podermos enviar convites e outras informações de nossos eventos. Se estão atualizados, então está tudo certo.

Poderão utilizar o nosso email:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para atualizar os seus dados.

Aproveitamos para reforçar nossa alegria e honra de tê-los sempre em nosso convívio, o que torna a Escola mais viva e admirada pelas novas gerações de Instrutores e Oficiais-Alunos que por aqui passam.

Respeitoso e cordial abraço.

            Assessoria do Comando - Comunicação Social       

    

A Academia de Guerra da Força Aérea Brasileira

Forjando líderes desde 1946

 

Fim do conteúdo da página