Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

Acesse aqui o Protocolo de procedimentos e condutas para retorno das aulas presenciais na ECEMAR.

Os Oficiais-Alunos do CCEM-ES - Engenheiros/Especialistas/Saúde deverão acessar na página da ECEMAR na INTRAER o Ofício Of_564_ECEMAR_4626_-_28/05/2020 e seu Anexo para tomar conhecimento sobre as Orientações para Início de Curso.

O CCCEM-ES iniciará em 15 JUN 2020 de maneira remota.

Maiores informações no ofício acima informado e:
 
Chefia de Cursos - 21 2157-2747 (Ch) e 2157-2790 (Sec).

 

A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) completa hoje 74 anos de existência.  Criada por meio do Decreto nº 20.798, de 19 de março de 1946, ainda como Curso de Estado-Maior, teve como embrião de sua existência a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Posteriormente mudou-se para a Rua das Laranjeiras, e após, para a Ilha do Governador. Finalmente, em 1985, passou a ocupar o moderno prédio que até hoje a abriga, no lendário Campo dos Afonsos, na Universidade da Força Aérea (UNIFA).

Até o ano de 2019, a ECEMAR formou, em seus diversos Cursos, 16 Civis e 9.081 Oficiais Superiores, sendo 373 Oficiais de Nações Amigas, que realizaram os cursos de pós-formação de carreira atribuídos à Escola. Atualmente são realizados o Curso de Altos Estudos Militares e o Curso de Comando e Estado-Maior.

Assim, a ECEMAR dentro do escopo de suas atribuições, destaca-se no cenário da defesa do país, como a Academia de Guerra da Força Aérea Brasileira, forjando os líderes que conduzem a gestão das atividades do Comando da Aeronáutica, a fim de cumprir a missão estabelecida para Força Aérea Brasileira que é a de “manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria”.

Pela ECEMAR passaram ao longo dessa trajetória, 738 Instrutores e Professores em seu Corpo Docente, muitos ainda no atual efetivo, além de inúmeros palestrantes convidados que, apoiados pelo efetivo técnico e administrativo, escreveram a história desta Instituição de Ensino.

Parabenizo a todos por fazerem parte dessa história. Parabéns ECEMAR!

 

Rio de Janeiro, 19 de março de 2020.

 

Brig Ar LUÍS RENATO DE FREITAS PINTO

          Comandante da ECEMAR

 
Prezados Oficiais-Alunos do CCEM-ES (Engenheiro/Especialista e Saúde),
Informamos a todos que o Curso iniciará em 15 JUN 2020 de maneira remota.
Maiores informações serão enviadas pela Chefia de Curso.
 
Chefia de Cursos - 21 2157-2747 (Ch) e 2157-2790 (Sec).
Fim do conteúdo da página