Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) recebeu a visita do Adjunto do Adido da Força Aérea da África do Sul, no dia 16 de janeiro de 2023. O Cel Gaven du Preez foi recepcionado pelo Coordenador Acadêmico da ECEMAR, Cel Av ALLAN DAVIS CABRAL DA COSTA e pelo Chefe do Corpo de Alunos da ECEMAR, Cel Av CÁSSIO DE SOUZA NETO GONÇALVES. O Cel CÁSSIO apresentou um briefing sobre a Escola, sua estrutura e principais atividades, com ênfase nos cursos atualmente ministrados. Neste ano, o Curso de Comando e Estado-Maior conta com a presença de um Oficial-Aluno da Força Aérea da África do Sul.

Fonte: ECEMAR - Cel Av Cássio

A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) abriu o seu ano letivo, no dia 9 de janeiro de 2023, com o Estágio de Política e Estratégia Aeroespaciais (EPEA). O Estágio é um módulo do Curso de Altos Estudos Militares (CAEM) e tem por finalidade proporcionar aos Coronéis, dos Quadros com acesso ao generalato, os conhecimentos necessários para atuar na Alta Administração do COMAER, participando da formulação e da condução da Política Militar da Aeronáutica, bem como do estabelecimento da Estratégia Militar da Aeronáutica.

Esta edição do EPEA conta com a presença de 44 Coronéis que aprofundarão os conhecimentos a respeito do Poder Aeroespacial, agora no nível estratégico, abrangendo a interação do Comando da Aeronáutica com a Base Industrial de Defesa do Brasil, além dos desafios Setoriais e Institucionais da FAB. Após o término do Estágio, em 27 de janeiro de 2023, os Oficiais-Alunos participarão de Cursos de Altos Estudos nas Escolas Congêneres do Ministério da Defesa, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

 

 

 

CURSO DE COMANDO E ESTADO-MAIOR
ORIENTAÇÕES INICIAIS


Os Oficiais que receberam Ordem de Matrícula no Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM-A 2023) devem observar as seguintes orientações:
1 DOCUMENTAÇÃO
A cópia impressa da Ata de Inspeção de Saúde e/ou do Cartão de Saúde deverá ser entregue em envelope identificado (Ex: Ten Cel Av Fulano de Tal da Silva), por ocasião da
apresentação para início da Fase Presencial (CACEM 2023), em 06 FEV 2023; e
2 ATIVIDADES ACADÊMICAS
Os Oficiais-Alunos deverão se apresentar prontos às 8 h do dia 06 FEV 2023, trajando 7º B RUMAER, na ECEMAR.
3 MEDIDAS ADMINISTRATIVAS
3.1 Os Oficiais-Alunos deverão preencher a enquete de Dados Pessoais, acessando o seguinte Link: https://forms.gle/Jnve7LRBmCXAkMHT6
3.2 Enviar para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a cópia digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (para os militares que desejarem ingressar na GUARNAE-AF com veículo próprio).
OBS: O Oficial, no texto do e-mail, deverá se identificar como Oficial-Aluno da ECEMAR, cursando o CCEM-A 2023.
3.3 Em cumprimento à ICA 37-846/2021 (Normas Reguladoras para os Cursos Regulamentares de Carreira da ECEMAR), os Oficiais-Alunos deverão se apresentar com
as férias já gozadas e com a Inspeção de Saúde válida até o término do curso.
3.4 Recomenda-se que os Oficiais-Alunos busquem sanar, em suas Organizações Militares de origem, eventuais pendências administrativas (p.ex., Histórico Militar e Folhas de Alterações, Férias, Auxílio-fardamento, Pagamentos de Exercícios Anteriores; publicação de resultados de TACF, Apostilamento da Carta-Patente, etc).
3.5 É mandatório que os Oficiais-alunos apresentem-se com os dados cadastrais do SIGPES atualizados, fins evitar erros nos processos administrativos, em especial a confecção de diplomas e histórico escolar ao final do Curso.
3.6 Estar desligado da OM de origem para que seja possível realizar a confecção das respectivas FEP, por ocasião da apresentação na ECEMAR.
3.7 Caso haja necessidade de hospedagem no Hotel de Trânsito, o Oficial-Aluno (OA) deverá realizar as tratativas diretamente com o HTO, via página da Intraer www.baaf.intraer (Menu: FACILIDADES/ Internas/ Hotéis de Trânsito/ Reserva).
4 CONTATOS ÚTEIS
- Chefia do Corpo de Oficiais-Alunos: (21) 2157-2747; RTCAer 3829
- Secretaria do Corpo de Oficiais-Alunos: (21) 2157-2790 / 2157-2734
- Subcoordenadoria de Produção Acadêmica (21) 2157-2792
- Portaria da ECEMAR: (21) 2157-2743 e (21) 2157-2260
- Hotel de Trânsito de Oficiais: (21) 2157-2600 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Outras orientações a respeito de trânsito e instalação serão encaminhadas, via whatsapp, após a criação do Grupo Institucional 2023 pelo Chefe do Corpo de Oficiais-Alunos (COA).
A correta observação do cumprimento destas orientações é de fundamental importância para que a interação junto à ECEMAR, para fins acadêmicos e administrativos, seja coroada de êxito.

Sejam bem-vindos à ECEMAR, a Academia de Guerra da Força Aérea Brasileira!
 

Rio de Janeiro, 19 DEZ 2022.

 

No Imp. CÁSSIO DE SOUZA NETO GONÇALVES Cel Av
Chefe do Corpo de Oficiais-Alunos da ECEMAR
EVANDRO CARLOS BARANZELLI Ten Cel Av

 

 

 

O presente documento tem por objetivo oferecer orientações iniciais sobre a produção do Artigo Científico, e solicitar a apresentação de informações sobre a pesquisa científica que o Oficial-Aluno (OA) irá desenvolver, no Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

Destaca-se que algumas destas informações deverão ser enviadas via formulário eletrônico até 16 de janeiro de 2023.

Para acessar todas as informações do documento clique no link abaixo:

Orientações iniciais sobre a pesquisa acadêmica CCEM 2023

AVISO

Solicitamos aos Militares que receberam Ordem de Matrícula para o Curso de Gestão e Assessoramento de Estado-Maior (CGAEM) Turma 2023-2024, que acessem diariamente o e-mail Zimbra, pois este será o canal de comunicação para envio das orientações da matrícula do 1º Módulo.

Subcoordenadoria de Acompanhamento e Controle de Cursos.

(ECEMAR, 16 DEZ 2022)

AVISO - CGAEM 2022-2023 - 2º MÓDULO

Os Oficiais designados para realizar o 2º Módulo do Curso de Gestão e Assessoramento de Estado-Maior (CGAEM 2022-2023) deverão tomar conhecimento de que a data de início desse módulo será em 7 de novembro de 2022. A primeira prova ocorrerá em 8 de dezembro de 2022, de forma presencial nas próprias OM ou em OM próxima ao Oficial-Aluno, conforme cronograma a seguir.

Obs.: Pequenas alterações podem ocorrer no cronograma e serão comunicadas por meio desta página e na plataforma MOODLE.

Clique aqui para acessar ao CRONOGRAMA CGAEM 2022-2023 - 2º Módulo

Fim do conteúdo da página