Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

Durante as comemorações do 76º aniversário da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, o Coronel de Infantaria Veterano João Rafael Mallorca Natal lançou o livro “Pensando Educação - Uma história da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica: A Gênese Vol.1”, pela Editora Luzes. O autor apresentou a obra no XX Encontro dos Instrutores da ECEMAR, realizado no dia 23 MAR 2022. O livro é resultante da dissertação defendida pelo Cel Rafael como requisito para a obtenção do seu título de Mestre em Ciências Aeroespaciais, na Universidade da Força Aérea (UNIFA), em 2017, abordando como tema a Gênese da ECEMAR no período 1941-1948. Com o objetivo de compreender o processo de criação da Escola de Altos Estudos da Força Aérea Brasileira, o livro serve de referência para as pesquisas sobre os processos de criação e consolidação do perfil profissional da FAB no período imediato à sua criação e à sua participação na Segunda Guerra Mundial.

O Coronel Rafael foi Instrutor da ECEMAR e possui doze anos de experiência na área de educação, no âmbito da FAB. É especialista em História Militar e titular do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), entre outros títulos. Participou da Operação das Nações Unidas na Costa do Marfim (ONUCI) nos anos de 2007 e 2008.

       

Fonte: ECEMAR

Por ocasião do 76º aniversário da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, celebrado no dia 19 de março, foi realizado, no dia 23 MAR 2022, o XX Encontro de Instrutores que reuniu professores e instrutores, da ativa e Veteranos, que participaram do Corpo Docente da ECEMAR ao longo de sua história. Compareceram ao evento os Ex-Comandantes da Escola,  além de outras autoridades, antigos professores e instrutores da Escola e convidados. Na ocasião, o Comandante da ECEMAR, a “Academia de Guerra da Força Aérea Brasileira”, proferiu as palavras alusivas ao aniversário da Escola e apresentou uma atualização das atuais atividades acadêmicas aos presentes. Após o registro fotográfico do Encontro, o instrutor mais longevo presente e o instrutor da ECEMAR mais moderno atualmente no efetivo, foram convidados a inaugurar a placa dos instrutores do ano de 2021, destinada a homenagear e a registrar a passagem dos docentes pela ECEMAR.  Durante o seu discurso, o Instrutor Veterano relembrou com emoção o início da carreira e ressaltou a alegria em ter sido instrutor: “é uma honra ter sido convidado para este evento. Há 64 anos tive minha primeira aula na ECEMAR como instrutor. É um misto de felicidade e orgulho ter feito parte da história desta escola. Aos novos instrutores, desejo que sejam curiosos! A gente ensina, mas também aprende bastante com os colegas. Aproveito para cumprimentar o Brigadeiro Avellar pelo novo comando e desejo sucesso na sua nobre missão”, finalizou.

Fonte: ECEMAR

Fotos: SO BFT Fonseca

A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) completou 76 anos no dia 19 de março.

No dia 21, em cerimônia interna, foram  homenageados os Destaques ECEMAR 2021. A homenagem é uma premiação que visa reconhecer os Graduados, Praças e Civis Assemelhados do efetivo da Escola, por sua dedicação ao trabalho, profissionalismo, assiduidade, elevado grau de companheirismo e criatividade no desempenho de suas funções.

A ECEMAR é a escola de pós-formação do Comando da Aeronáutica, destinada a aperfeiçoar e preparar os Oficiais Superiores para a condução da Força Aérea Brasileira. Estabelecida, inicialmente, em 1946, começou a funcionar com os seus cursos ainda na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Em 1947 mudou-se para a sede própria na Rua das Laranjeiras e, posteriormente, em 1953, passou a funcionar na Ilha do Governador, até que, em 1985, foi inaugurada a atual sede, no lendário Campo dos Afonsos.

Fonte: ECEMAR

 

Fim do conteúdo da página