Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA

 Prezados Oficiais-Alunos do Curso Básico de Comando e Estado-Maior (CBCEM 2021),

                  Ao cumprimentá-los, dou-lhes as boas-vindas ao Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM).

                 Iniciaremos em 11 de janeiro de 2021 as atividades relacionadas aos cursos do triênio 2021/2022/2023, com o MBA em Planejamento e Gestão Estratégicos a ser conduzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), totalmente na modalidade de Educação a Distância (EAD).

                Para a Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), a "Academia de Guerra da Força Aérea Brasileira", tal atividade se revela de capital importância: é o passo inicial de uma nova sistemática de condução do CCEM, árdua e longamente preparada e planejada, alinhada com as necessidades do COMAER frente a um cenário complexo e desafiador.

            É o primeiro passo da caminhada que entregará à Força Aérea, ao final de 2022 e 2023, Oficiais de Estado-Maior instrumentados para a análise de problemas multidisciplinares, capacitados a propor soluções de emprego militar eficazes e, principalmente, dotados de conhecimentos sólidos que sustentem argumentos convincentes.

           O CCEM, como atualmente está formatado, possibilita aos Oficiais-Alunos o alcance dessa qualificação. Logicamente, exige esforço, dedicação e, principalmente, responsabilidade, para perceber o contexto em que estão inseridos e a expectativa que a Força deposita em cada uma das Senhoras e dos Senhores, selecionados e matriculados no Curso.

               A ECEMAR entende a aprendizagem como um processo ativo e dinâmico, e no qual é fundamental o papel do Oficial-Aluno. As atividades acadêmicas, todas elas, pressupõem a interação plena entre docentes e discentes, sendo estimuladas e valorizadas a crítica construtiva e o contraditório de ideias, essenciais para o desenvolvimento das características julgadas primordiais ao Oficial de Estado-Maior: capacidade analítica, multidisciplinaridade e argumentação sólida e convincente.

              A inclusão de um MBA conduzido por uma Instituição de Ensino Superior (IES) contratada, como o que ora realizam, é parte dessa lógica de formação. Possibilita uma visão diversa da que empregamos usualmente nos cursos ministrados pelas nossas escolas militares e, na nossa visão, é um excepcional complemento para a capacitação do Oficial. São esperadas abordagens diferentes e, até mesmo pontos de vista conflitantes sobre assuntos atuais, importantes e, por vezes polêmicos, que permeiam a nossa sociedade e que influenciam as nossas decisões: o tão propalado exercício da liberdade acadêmica exige responsabilidade, maturidade e engajamento, para ser verdadeiramente construtivo.

              Ressalto que a ECEMAR, que sempre estimulou a liberdade acadêmica pautada no debate franco de ideias e no direito ao contraditório, espera de cada um dos seus Oficiais-Alunos o posicionamento calcado na experiência pessoal e nos valores pessoais e da nossa Instituição, demonstrado por meio dos adequados mecanismos pedagógicos existentes e adotados pela Escola.

             As críticas ou esclarecimentos relacionados ao Curso que ora realizam, deverão ser encaminhadas à Subcoordenadoria de Acompanhamento e Controle de Cursos (SCAC) desta Escola, responsável pela coordenação e pela supervisão de todas as atividades realizadas em EaD pela IES contratada, por meio do telefone (21) 2157-2793 ou dos endereços eletrônicos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Nesse sentido, cumpre lembrar ainda as orientações emanadas pelo COMAER quanto ao uso de redes sociais, especialmente na postagem de assuntos que envolvam a Aeronáutica.

              Por fim, desejo a todos um ano profícuo e desafiador, e coloco à disposição toda a estrutura da ECEMAR para as interações necessárias.

 

Brigadeiro do Ar LUÍS RENATO DE FREITAS PINTO

Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica

MINISTÉRIO DA DEFESA

COMANDO DA AERONÁUTICA

ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA

 CURSO DE COMANDO E ESTADO-MAIOR

ORIENTAÇÕES INICIAIS

 Os Oficiais que receberam Ordem de Matrícula no Curso de Comando e Estado- Maior (CCEM-A 2021) devem observar as seguintes orientações:

1  PREPARAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO

As cópias impressas dos seguintes documentos deverão ser entregues por ocasião da apresentação para início da Fase Presencial, em 08 FEV 2021:

  • Cópia da Ata de Inspeção de Saúde;
  • Cópia do Cartão de Saúde;
  • Cópia do laudo do Teste Ergométrico de Esforço;
  • Cópia da Carteira Nacional de Habilitação (se for o caso); e
  • Cópia do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (se for o caso).

2  ATUALIZAÇÃO DE FOTOGRAFIA

Enviar arquivo digital referente à fotografia 3x4, atualizada, com o 7º B RUMAER, para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

3  ATIVIDADES ACADÊMICAS

Os Oficiais-Alunos deverão se apresentar prontos às 7 h 30 min do dia 08 FEV 2021, trajando 7º B RUMAER, na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

4  MEDIDAS ADMINISTRATIVAS

Em cumprimento à ICA 37-748 Normas Reguladoras para os Cursos Regulamentares de Carreira da Universidade da Força Aérea, Os Oficiais-Alunos devem se apresentar com as férias já gozadas.

Recomenda-se que os Oficiais-Alunos busquem sanar em suas Organizações Militares de origem eventuais pendências administrativas (p.ex., Histórico Militar e Folhas de Alterações, Férias, Auxílio-fardamento, Pagamentos de Exercícios Anteriores; publicação de resultados de TACF, apostilamento da Carta-Patente, atualização de dados no SIGPES etc).

Caso haja necessidade de hospedagem no Hotel de Trânsito da Base Aérea dos Afonsos, o Oficial-Aluno deverá efetuar a reserva para o período desejado, conforme diretrizes daquela Organização.

5  CONTATOS ÚTEIS

  • Chefia do Corpo de Oficiais-Alunos: (21) 2157-2747; RTCAer 3829
  • Secretaria do Corpo de Oficiais-Alunos: (21) 2157-2790 e (21) 2157-2734
  • .Portaria da ECEMAR: (21) 2157-2743 e (21) 2157-2260
  • Hotel de Trânsito de Oficiais: (21) 2157-2600 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A correta observação do cumprimento destas orientações é de fundamental importância para que a interação junto à ECEMAR, para fins acadêmicos e administrativos, seja coroada de êxito.

Sejam bem-vindos à ECEMAR, a Academia de Guerra da Força Aérea Brasileira!

Rio de Janeiro, 10 DEZ 2020.

 

Brig Ar LUÍS RENATO DE FREITAS PINTO

Comandante da ECEMAR

Orientações Iniciais. Clique aqui.

Acesse aqui o Protocolo de procedimentos e condutas para retorno das aulas presenciais na ECEMAR.

Fim do conteúdo da página