A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica realizou nos dias 11 e 12 de novembro a sua Jornada Científica 2024, como parte do calendário acadêmico e em atendimento aos objetivos de divulgação da produção científica da Escola.
No evento foram apresentados alguns dos principais trabalhos acadêmicos produzidos a durante o Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA) e Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), destacando pesquisas e reflexões que contribuem para o fortalecimento do Poder Aeroespacial, trazendo novas perspectivas de análise para os temas estudados pelos alunos ao longo dos cursos ministrados na ECEMAR no ano letivo de 2024.
A dinâmica adotada privilegiou a interação entre palestrantes, alunos, instrutores da ECEMAR, orientadores dos trabalhos de conclusão de curso e corpo técnico-pedagógico da Escola, de modo a gerar novas percepções sobre os temas abordados e sobre os métodos de pesquisa e argumentos utilizados na produção acadêmica.
Ao todo foram três palestras, dezessete apresentações de trabalhos acadêmicos que, formando grupos temáticos, geraram sete mesas de debates que proporcionaram profícuas reflexões e intensa participação da audiência presente.
Na primeira conferência, ministrada como abertura do evento, o Brig Int R1 PEDRO ARTHUR LINHARES LIMA, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) da UNIFA, explanou sobre a relação entre Domínio Cibernético e Poder Aeroespacial. A segunda conferência, que iniciou as atividades do dia 12 de novembro, tratou sobre o Sistema Internacional e Estudos Estratégicos, sendo proferida pelo Cel Av R1 MÁRCIO ROCHA, professor e pesquisador do INEST/UFF. Na terceira e última conferência, a Prof. Dra. PATRÍCIA DE OLIVERA MATOS, do PPGCA/UNIFA, discorreu sobre o tema Sanções Econômicas como Instrumento de Dissuasão.
Um ponto importante da Jornada foi a participação de quatro Oficiais de Nações Amigas (ONA), alunos do CCEM 2024, representando respectivamente a Argentina, os EUA, a Índia e o Peru, que apresentaram os resultados de suas pesquisas, realizadas ao longo do curso. Tais presenças, além de abrilhantar o evento, trazem uma importante oportunidade de conhecer um pouco mais sobre outras culturas e experiências existentes no campo dos estudos de defesa no mundo.
Em suas palavras, por ocasião da abertura da Jornada, o Comandante da ECEMAR, Brig Ar HELMER BARBOSA GILBERTO, destacou que "O exercício de apresentar suas pesquisas por meio de exposição oral é considerado por esta Escola mais um exercício de desenvolvimento acadêmico. Essa atividade enriquece as habilidades do pesquisador, promove a exposição pública dos seus resultados e enaltece nossa instituição."
As apresentações, conferências e debates foram transmitidos ao vivo pela Plataforma Cisco Webex.
Fonte: ECEMAR / Cel Int Leonardo e Ten Ped Baptista
Fotos: SO BFT Fonseca
Redes Sociais