Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Oficiais-Alunos de Nações Amigas realizam a Viagem de Estudos ao Sul do Brasil
Início do conteúdo da página

Oficiais de Nações Amigas (ONA) representantes dos Estados Unidos, Índia, Argentina e Peru realizaram, na semana de 16 a 20 SET 2024, a viagem de estudos ao sul do Brasil, onde tiveram a oportunidade de conhecer a Base Aérea de Canoas, suas Organizações sediadas e as respectivas operacionalidades.

Os comandantes do 1º/14º GAv, do 2º/7º GAv, do 5º ETA e do 1º GDAAE realizaram palestras sobre suas histórias e atividades de formação e manutenção operacional, além de explicar mais detalhadamente como se deram as atividades dos esquadrões no apoio à sociedade gaúcha no episódio das enchentes da região.

De modo análogo a uma guerra real, o Ten Cel Av André Navarro de Lima Guimarães, do Esquadrão Pampa, explicou que o atendimento às demandas da população foi a prioridade dos trabalhos onde o resgate de pessoas ilhadas se deu por regiões e a entrega de água potável e alimentos era diária.

Também foi possível conhecer a Base Aérea de Florianópolis e o projeto que irá criar a sede do Controle de Aproximação Unificado do Sul (APP SUL), como parte da reestruturação do Sistema de Controle de Tráfego Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB). O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) está unificando os APP de Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis em um único sistema localizado na Base Aérea de Florianópolis.

O processo começará oficialmente com a assinatura de um ato administrativo pelo Comando da Aeronáutica em 15 de janeiro de 2025, transferindo a responsabilidade da base para o DECEA. Conforme o Cel Av João Paulo Gomez Lima da Silva, Comandante da BAFL, essa unificação visa modernizar os Serviços de Tráfego Aéreo, aumentando a eficiência e reduzindo custos, sem comprometer a segurança. O atual Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Florianópolis será extinto e integrado à nova estrutura.

 

Os oficiais estrangeiros conheceram o Instituto de Sistemas Embarcados, o qual faz parte da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, instituições que buscam, por meio da inovação, o desenvolvimento da indústria brasileira e consequentemente, a indústria de defesa. Projetos como o Robô Annelida que proporciona de forma inteligente e inovadora soluções eficazes a problemas complexos.

Segundo o Pesquisador Renato Simão, o robô Annelida foi criado para desobstruir dutos e linhas não pigáveis sem a necessidade de sondas. O projeto aborda o problema dos altos custos associados à remoção de obstruções por hidrato e parafina na indústria petroleira, solução que promete economizar bilhões em custos relacionados à substituição de dutos danificados e interrupções operacionais.

A visita dos Oficiais de Nações Amigas ao sul do Brasil proporcionou uma valiosa oportunidade de colaboração e aprendizado sobre as operações das Forças Armadas brasileiras e seu compromisso com a sociedade civil. Por fim, a apresentação de inovações tecnológicas, como o Robô Annelida, reflete o potencial da indústria brasileira e demonstrou a capacidade de desenvolvimento industrial do país. Esse intercâmbio de conhecimentos e experiências é fundamental para o fortalecimento das relações internacionais e a promoção de um futuro mais seguro e cooperativo entre nossas nações.

Fonte: ECEMAR - Cel Av Baranzelli

Fotos: Sgt Priscila

Fim do conteúdo da página