O palestrante detalhou a missão da Air Command and Staff College aos Oficiais-Alunos
Cerca de 40 instrutores da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) assistiram, no dia 15 de agosto, a uma palestra sobre as características do Curso de Estado-Maior da Air Command and Staff College da Força Aérea dos Estados Unidos. A apresentação foi realizada pelo instrutor da ECEMAR, Tenente-Coronel Aviador Fabian Antonio Machado. Ele foi integrante do curso de Estado-Maior da Força Aérea americana no período de julho de 2015 a junho de 2016.
O evento integrou o ciclo de palestras da ECEMAR sobre cursos de altos estudos realizados no exterior e contou com a presença do Comandante da escola, Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto, além de oficiais integrantes do corpo docente da ECEMAR e do Centro de Estudos Estratégicos, da Universidade da Força Aérea (UNIFA).
O palestrante, em sua abordagem, detalhou a missão da Air Command and Staff College. “Eles têm o objetivo de produzir líderes do Poder Aéreo que pensem, se comuniquem e colaborem em um ambiente conjunto de operação para fortalecer a Segurança Nacional”, destacou.
Segundo ele, o curso contou com a presença de 540 alunos, entre membros das forças armadas americanas (Força Aérea, Exército, Marinha e Fuzileiros), além de 74 militares estrangeiros e 12 civis.
De acordo com o palestrante, a Air Command and Staff College busca o aperfeiçoamento dos oficiais para ocupar as funções de Oficial de Estado-Maior e de Comandante da Força Aérea. "O curso habilita os oficiais a pensar criticamente em assuntos operacionais, em um ambiente internacional, complexo e dinâmico", destacou.
O curso também tem o objetivo de desenvolver a capacidade de compreender as operações militares nos domínios aéreo, espacial e cibernético, promovendo um amplo entendimento da natureza dos conflitos e das atuais e futuras ameaça para os EUA e seus aliados, além de desenvolver e aperfeiçoar a capacidade de planejamento e execução em campanhas conjuntas para apoiar o Comandante de um Teatro de Operações.
Fonte: ECEMAR
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Iris Vasconcellos
Redes Sociais