Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Matérias > DIRINFRA E ILA realizam curso de Engenharia de Campanha (CECAMP)
Início do conteúdo da página

No período de 7 a 11 de novembro foi realizado no Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) a fase presencial do Curso de Engenharia de Campanha (CECAMP), capacitando 22 militares de diversas organizações, entre elas: CEPE, CISCEA, CO-DCTA, DTINFRA-SP, HFAG, PASP, CELOG, GAP-GL e COMARA, reunindo oficiais e graduados de diversas especialidades.

              O CECAMP tem como objetivo proporcionar ambientação, aperfeiçoamento e capacitação de profissionais para procederem dentro da Engenharia de Campanha da DIRINFRA. Dentro dos aspectos práticos da matriz curricular do curso foram abordados temas, tais como: auxílios visuais à navegação, sinalização horizontal e luminosa, pavimentos aeroportuários, primeiros socorros e combate a incêndio, operação de maquinário e infraestrutura em Campanha.

       

                   Além do aperfeiçoamento técnico, o curso contou com uma atividade de planejamento direcionada às atividades de Engenharia de Campanha com foco na infraestrutura aeroportuária, mais especificamente, na recuperação da sinalização horizontal e luminosa do aeródromo com a montagem de infraestrutura em Campanha. O objetivo foi gerar discussões entre os alunos e docentes sobre as soluções adotadas, levando em consideração as aquisições e compras, os recursos humanos, soluções de projeto e execução e, sobretudo, os aspectos logísticos envolvidos.

                Uma vez capacitados, os concludentes poderão agora empregar os novos conhecimentos no atendimento de demandas da Engenharia de Campanha da DIRINFRA, por exemplo, Operações Camaleão e Coruja que são instrumentos de recuperação da sinalização horizontal e luminosa de um aeródromo militar.

  

              Segundo o Capitão Engenheiro Pacheco, do efetivo do DIRINFRA e coordenador do CECAMP, “o curso foi uma experiência extremamente produtiva e gratificante, permitindo o aumento da capacidade de recursos humanos para a execução dos apoios logísticos e, ainda, o aprimoramento da doutrina da Engenharia de Campanha, devido ao alto nível técnico dos participantes e das atividades por eles desenvolvidas".

 

Texto: Cap Eng (ELT) Mairon

Fim do conteúdo da página