No período de 24 de outubro a 04 de novembro de 2022 foi realizado, no Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), o Curso de Projeto de Aeródromos (CPROA), capacitando 24 militares da DIRINFRA, CEPE, CELOG, COMARA, DTINFRA-MN, DTINFRA-BR, DTINFRA-RJ e DTINFRA-SP, reunindo oficiais e graduados de diversas especialidades.
O Curso de Projeto de Aeródromos tem como objetivo proporcionar ambientação, aperfeiçoamento e atualização técnica de profissionais da Aeronáutica envolvidos na elaboração de projetos voltados para a infraestrutura aeroportuária, tais como como sistemas de drenagem, sinalização horizontal e luminosa, pavimentos aeroportuários, zonas de proteção e muitos componentes de um complexo aeroportuário. Além do aperfeiçoamento técnico, o curso proporcionou um ambiente ideal para discussões de soluções de projeto e networking entre projetistas, pois contou com a valiosa participação de diversas instituições e empresas do setor, com palestras ministradas por representantes da Maccaferri do Brasil, INFRAWAY Engenharia, Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), professores e instrutores do ITA, CRCEA-SE, DIRINFRA, CEPE, além de diversos militares da reserva, que muito contribuíram com suas experiências.
Foram abordados ainda necessidades e aspectos logísticos específicos de interesse da Força Aérea Brasileira, uma vez que os aeroportos se constituem não apenas como vetores de desenvolvimento, mas componentes essenciais do Sistema de Defesa Aeroespacial.
Uma vez capacitados, os concludentes poderão agora empregar os novos conhecimentos no atendimento de diversas demandas da Força, como por exemplo a avaliação estrutural de pavimentos aeroportuários de Unidades Aéreas de diversas localidades para a atualização da capacidade de suporte (PCR) constante nas publicações aeronáuticas, parâmetro essencial para análise de operações de aeronaves de grande porte, como o KC-30.
Segundo o Capitão Engenheiro Edmir, do efetivo do CEPE e coordenador do CPROA, “tão importante quanto os conhecimentos adquiridos, foi a construção de excelentes relações durante esse período. Nenhum projetista precisa trabalhar sozinho, muitas das soluções buscadas podem já ter sido desenvolvidas por outros técnicos, e esse networking torna o compartilhamento das nossas experiências profissionais muito mais efetivo.”
Redes Sociais