Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Página inicial > Slideshow > ALUNOS DO QUINTO ANO CRIAM E BRINCAM COM BRINQUEDOS SUSTENTÁVEIS FEITOS POR ELES MESMOS.
Início do conteúdo da página

 Em um Projeto que une criatividade, aprendizagem e sustentabilidade, alunos do quinto ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB), hoje, 07.04.2025, no refeitório, divertiram-se aprendendo a importância da reciclagem de maneira prática e envolvente.

 As crianças, com a ajuda de seus professores, a Segundo-Tenente Paula Daniela da Silva Lopes e o Segundo-Tenente André Luiz Costa Oliveira, da Área de Educação Física,  vêm transformando materiais recicláveis, como papelões, plásticos, tampinhas de refrigerantes e outros itens reutilizáveis, em brinquedos sustentáveis e funcionais.

 De acordo com a Segundo-Tenente Thayane Cristina Franco Cabral, uma das coordenadoras, “o Projeto visa proporcionar as mais diversas vivências no âmbito do brincar, assim como incentivar capacidades de atenção, de memória, de imaginação, de criatividade, além de desenvolver áreas da personalidade, da afetividade, da sociabilidade e também ensinar aos alunos sobre a importância de cuidar do meio ambiente e de reaproveitar materiais.”

  “Ver as crianças envolvidas no processo de criação de seus próprios brinquedos é uma experiência única. Elas não apenas se divertem, mas também aprendem sobre sustentabilidade de maneira prática e divertida.  Além disso, o Projeto reforça a ideia de que podemos transformar o que seria descartado em algo útil e divertido, estimulando uma mentalidade de responsabilidade ambiental desde cedo.”, comentou a Professora Mestra Adrine Motley Santana, Coordenadora Geral do Ensino Fundamental Anos Iniciais do CTRB.

 A construção dos brinquedos pelas crianças tem como foco principal o reaproveitamento de materiais que geralmente são descartados e que vão para o lixo. A confecção de brinquedos estimula na criança o desenvolvimento dos aspectos sociais, dentre eles a criatividade, a autonomia, a ludicidade e a socialização.

 Esse tipo de iniciativa tem o poder de transformar a forma como as crianças encaram o consumo e a produção de lixo, criando uma geração mais consciente e engajada com a preservação ambiental.

 A expectativa é que o projeto se expanda para outras turmas e escolas, espalhando a ideia de que brincar e aprender de maneira sustentável é possível e muito divertido.

 

 

 

 

 

 

Texto: SC Silvia Alencar

Revisão Textual: 1T QOCon MRM JOSUÉ LEONARDO SANTOS DE SOUZA LISBOA

Foto: 3S R/1 Gilberto Silva

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.