Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

HISTÓRICO DO COLÉGIO TENENTE RÊGO BARROS

 

O Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB) foi fundado no dia 06 de setembro de 1941, com a finalidade de fornecer instruções aos soldados da Força Aérea Brasileira, bem como auxiliar na alfabetização dos servidores civis do antigo 7º Regimento de Aviação do Exército Brasileiro, que se tornou, tempos depois, Parque de Material da Aeronáutica de Belém (PAMA-BE). E, posteriormente, assumiu o caráter escolar formal com a finalidade principal de atender os dependentes de civis e militares da Aeronáutica transferidos para a cidade de Belém-PA.

O primeiro nome do Colégio “Escola Tenente Rêgo Barros” foi dado pelo Major Brigadeiro do Ar João Camarão Telles Ribeiro, então Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), em homenagem ao 2º Tenente Aviador Raimundo do Rêgo Barros, que faleceu em um acidente de avião, durante um voo de instrução no dia 1º de junho de 1941.

Ao longo dos anos, o Colégio veio consolidando-se como uma Instituição de Ensino, de nível Fundamental e Médio, oferecendo ensino de caráter assistencial para os dependentes de militares e civis ligados a Guarnição de Aeronáutica de Belém, sendo subordinado tecnicamente, naquela época, ao então Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), administrativa e disciplinarmente ao Primeiro Comando Aéreo Regional, de acordo com a Portaria 221/6M3, de 26 de junho de 1986.

Com a reestruturação da Força Aérea Brasileira (FAB), conforme Decreto n° 9077 de 08 de junho de 2017 a Escola Tenente Rêgo Barros passou a subordinação da Diretoria de Ensino (DIRENS) e, por conseguinte através da PORTARIA N° 105/GC3, de 28 de janeiro de 2020, Art. 1° a nomenclatura Escola Tenente Rêgo Barros (ETRB) foi alterada para Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB).

Atualmente, o Colégio possui um quadro de 164 (cento e sessenta e quatro) docentes, dos quais 61 (sessenta e um) são civis e 103 (cento e três) são militares, todos com formação em magistério, atendendo a um corpo discente de 1.393 (mil trezentos e noventa e três) alunos.

Hoje é público e notório o destaque desta instituição e de seus discentes pelos resultados de excelência em concursos, vestibulares, ENEM e olimpíadas, no âmbito regional e nacional, promovendo o reconhecimento da sociedade civil na área educacional.

 

CTRB -“DANDO ASAS À EDUCAÇÃO”

Fim do conteúdo da página