No dia 30 de outubro, a Cerimônia Cívico-Militar do Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB) homenageou as professoras que se despediram da Força Aérea Brasileira (FAB) e também premiou os alunos vencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
A Cerimônia foi presidida pelo Diretor do CTRB, Coronel Intendente Christiano Pinto Marçal. Durante a Cerimônia, o Diretor do CTRB homenageou, com a entrega de placas, a Segundo Tenente R/2 Sara Milena da Gama Fernandes e a professora Sandra Maria de Araújo Lameira, agradecendo pelo destacado trabalho e pelas inestimáveis contribuições à FAB. Juntamente com os coordenadores e os professores, ele também realizou a entrega das medalhas de ouro, prata e bronze aos alunos vencedores da OBA. Este ano, o professor Iran Gadelha de Oliveira recebeu a Medalha de Honra ao Mestre da OBA, pela coordenação, junto à Comissão Organizadora Nacional da Olimpíada.
Foram Vencedores da OBA os seguintes alunos:
MEDALHA DE OURO
VICTOR MIRUCCI XAVIER TAVORA
LETÍCIA ROCHA DA SILVA
RAFAEL ASAFE DA SILVA LIMA
MEDALHA DE PRATA
ANA VALENTINA DOS SANTOS BARBOSA
JOÃO PEDRO OLIVEIRA DE SOUZA
MARIA MANUELA RIBEIRO SILVA
MARIA RITA DE SOUZA ALBUQUERQUE
THAIS DOS SANTOS VIANA
ARTHUR DE SOUZA BEZERRA
RICARDO MILLER COELHO DA COSTA
MEDALHA DE BRONZE
RICARDO LOBATO DE BRITO JUNIOR
MARIA LUIZ DE CAMPOS CARDOSO
KALINE DE JESUS SILVA BARATA
GUSTAVO CASANOVA GONÇALVES SOEIRO
JULIANA LUZIA VASCONCELOS SOARES
GEOVANNA APARECIDA DA SILVA FERREIRA
GIOVANA TRINDADE MELLO
GUSTAVO BITTENCOURT LOBATO VIANNA
ANA LUIZA LEÃO MORAES
SAMUEL GODINHO VIEIRA
MARIA CLARA MONTEIRO RAIOL
SHANDRA LADARANI CHAVES DE OLIVEIRA
ISADORA CARNEIRO WANZELER
SOPHIA PINHEIRO MOUTINHO DANTAS
Sobre a Olimpíada: A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) foi criada em 1998 e é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB).
Ao longo dos anos, a OBA tem apresentado algumas novidades, como a Escola de Astronomia, que é um curso de uma semana que acontece entre agosto e setembro. A escola é inspirada na Semana Olímpica da OBM e tem como objetivo integrar conhecimentos de astronomia, matemática, física, filosofia e outras áreas.
A OBA é uma competição científica aberta a estudantes de todas as séries e escolas do Brasil. A prova é realizada em uma única fase, na própria escola, e é composta por 10 questões dissertativas, sendo 7 de astronomia e 3 de astronáutica.
Os alunos recebem um certificado de participação, e os primeiros colocados de cada nível recebem medalhas de ouro, prata e bronze.
Texto: SCV Silvia Alencar
Revisão: 1º Ten Lisboa
Fotos: 3S R/1 Gilberto Silva
Redes Sociais