No período de 11 a 13 de dezembro de 2019, realizou-se o VIII Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, promovido pelo Programa de Pós - Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Esse evento objetivou apresentar e divulgar as produções científicas de pesquisadores, de professores da educação superior ou educação básica e de estudantes da pós-graduação, graduação e do ensino médio ou fundamental.
As práticas pedagógicas dos professores do Ensino Básico da Escola de Ensino Fundamental e Médio Tenente Rêgo Barros foram apresentadas no referido Simpósio por meio da produção do artigo “(Re) visões metodológicas das práticas pedagógicas de História, Geografia e Língua Portuguesa para o Ensino Básico” e do banner que foi exposto e avaliado pelos organizadores do evento. Essa iniciativa assinala que as ações didáticas dos professores - pesquisadores da ETRB são avaliadas e reavaliadas, com a finalidade precípua de propor noções analíticas das suas produções didáticas, almejando o necessário refinamento do seu universo profissional para o adequado desenvolvimento dos discentes.
O trabalho apresentado no Simpósio foi composto por quatro metodologias que conversam e convergem entre si, constituindo um diálogo interativo, intencionando representar parte da práxis pedagógica dos professores da ETRB nas turmas de 6o e 9o anos do Ensino Fundamental e no 3o ano do Ensino Médio, no ano letivo de 2019.
As quatro ferramentas pedagógicas foram aplicadas, conforme os Planejamentos Anuais dos respectivos anos de ensino e disciplinas: 6º ano, atividade Seminários, na disciplina Geografia, pelo professor Francisco de Assis Melo; 9o ano, atividade Mapa Mental, na disciplina História, pelo professor Marcos Santos; e no 3º ano do Ensino Médio, atividade Análise Filmográfica, na disciplina Língua Portuguesa, pela professora Vanda Amin e atividade Cadernão de História - Enem 2019, na disciplina História, pelos professores Rosa Claudia Pereira e Walter Jr.
Os resultados das ferramentas pedagógicas trabalhadas pelos docentes visaram à preparação dos alunos para desempenhar e reconhecer suas potencialidades teórico - práticas mediante os desafios do processo ensino e aprendizagem. O matiz de avaliação Seminários,para os discentes do 6º ano, se mostrou positivo na relação ensino e aprendizagem, constatando-se nos alunos efeitos sobre a sua confiança e seu empenho na realização dessa atividade. O Mapa Mental, para os alunos do 9º ano, viabilizou aos discentes a possibilidade de construção de um conhecimento no qual a síntese, a memorização, a criação e o raciocínio compuseram um olhar mais detalhado e elucidativo sobre os conceitos de História do Brasil. No caso específico aos alunos do último ano do Ensino Básico, a Análise Filmográfica permitiu a reflexão crítica sobre narrativas, imagens e discursos a respeito da Belém contemporânea, veiculados pelas mais diversas linguagens e tecnologias. A ferramenta Cadernão de História proporcionou aos alunos o exercício e o aperfeiçoamento das múltiplas habilidades por meio da resolução das questões objetivas, visando-se ao melhor desempenho no ENEM 2019.
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