O projeto “QUILOMBO: MEMÓRIA E VIDA” faz parte das atividades pedagógicas da Escola Tenente Rêgo Barros desde 2008, é desenvolvido com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, tendo como coordenador o professor historiador Henrique Brito, do componente curricular de História. A atividade com o apoio da Direção e do Corpo Técnico integra diversas áreas do saber, como Biologia, Física, Filosofia, Sociologia, Geografia, Língua Portuguesa e Educação Física, com o intuito de aprofundar os conteúdos curriculares e proporcionar aos alunos conhecimento formativo e científico de forma interdisciplinar.
O evento ocorreu nos dias 03 e 04 de outubro de 2019, onde os alunos realizaram in loco, a visita a COMUNIDADE QUILOMBOLA ESPIRITO SANTO DO ITÁ, em Santa Isabel, na Região Metropolitana de Belém (RMB). Eles puderam conhecer a história, ancestralidade e memória, práticas e vivências cotidianas da subsistência dos quilombolas. Com o objetivo de iniciar a pesquisa de campo, as turmas foram divididas em equipes, conforme cada ramo da Ciência, onde, por exemplo, as equipes de física pesquisaram a vazão do rio (igarapé), assinalando o cálculo de potência efetiva de uma bomba d’água, as de Biologia trabalharam a questão da ecologia e do solo, as de Geografia observaram a ocupação, organização, exploração do espaço e suas implicações ambientais, além das territorialidades, as de Linguagens observaram a marcas da oralidade, com destaque para seus códigos de linguagem, símbolos culturais, ritos e danças; suas práticas esportivas; as de Filosofia e Sociologia fizeram a observação dos aspectos ligados à identidade, cultura, política e à simbolização dentro do espectro das análises antropológica, sociológica e antropológico-filosófica. Portanto, este projeto contribui para sistematizar esses saberes e garante a ampliação do conhecimento de todos os envolvidos.
Nos dias 31/10/19 e 01/11/19 serão apresentadas as sistematizações dos dados coletivos durante a pesquisa de campo e resultados, a partir de cada análise metodológica e teórica de cada disciplina. A apresentação será feita pelos alunos por meio de revistas eletrônicas, banner e seminários.
Além de toda construção científica os 138 alunos vivenciaram um momento de solidariedade e altruísmo, por intermédio da doação de cestas básicas arrecadadas na “Gincana Solidária” realizada pela equipe de Biologia da ETRB, além de roupas, sapatos e bolas de futebol, isso, sem dúvida é uma grande contribuição para o seu desenvolvimento humano, corroborando e afirmando os valores e princípios cultivados pela Força Aérea Brasileira.
Manoel Henrique Amorim de Brito
Professor de História- ETRB
Redes Sociais