Militares vão atuar nas unidades da Força Aérea Brasileira na região
Texto: Tenente JOR Fernanda Pereira
Fotos: Soldado Chaves
O Grupo de Segurança e Defesa do Rio de Janeiro (GSD-RJ) formou 230 novos soldados para atuar nas unidades da Força Aérea Brasileira localizadas no estado do Rio de Janeiro. A cerimônia militar alusiva ao Compromisso à Bandeira Nacional pelos recrutas da turma Argos foi realizada na manhã da última quinta-feira (05/12), no Complexo Santos Dumont.
A solenidade foi presidida pelo subcomandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Coronel Aviador Silvestre Luiz Almeida Cerqueira, e contou com a presença do Presidente da Associação Brasileira de Equipagens da Aviação de Patrulha, Carlos Eurico Peclat dos Santos e do comandante do GSD-RJ, Coronel de Infantaria Marcelo Correia de Sousa. Também acompanharam a cerimônia centenas de familiares dos formandos, que entregaram as divisas aos novos soldados.
Durante a formatura, também foram entregues os certificados do primeiro colocado da turma, S2 Vinicius Batista de Souza, e do S2 Matheus Henrique Gonçalves Melo, eleito pelos instrutores, monitores e companheiros de turma como soldado-padrão. O título foi concedido por sua irrepreensível conduta militar, zelo, responsabilidade e elevado espírito de corpo.
O curso de formação foi iniciado em 1º de agosto de 2024. Enquanto recrutas, os novos militares passaram por instruções teóricas e práticas sobre Utilização de Armamento Bélico, Ordem Unida, Honras Militares, Normas e Regulamentos da FAB e Treinamento Físico Militar. Em seu discurso, o comandante do GSD-RJ comentou sobre os desafios enfrentados pelas turmas durante o período de instrução.
“Nos últimos quatro meses, esses jovens foram submetidos a uma intensa jornada de aprendizado e transformação. Esse período, não apenas os preparou para o exercício de suas funções militares, mas também consolidou valores indispensáveis, como a disciplina, a coragem, o espírito de corpo e o compromisso com a missão. Agradeço aos familiares por confiarem nesta Instituição e por darem o suporte necessário para que esses formandos chegassem até aqui”, afirmou o coronel Marcelo.
O subcomandante do III COMAR destacou o significado do juramento realizado por aqueles que são incorporados à Força Aérea Brasileira. Durante a declaração bradada pela turma em forma e diante da Bandeira Nacional, os novos integrantes prometem “cumprir rigorosamente as ordens”, “tratar com afeição os irmãos de armas” e defender a Pátria “com sacrifício da própria vida”.
“Senhores formandos, novos soldados da Força Aérea Brasileira, o juramento que ora fizeram estará gravado na alma dos senhores para todo o sempre. Esse juramento, compartilhado por todos que estão fardados nesta cerimônia, é constantemente revisitado e esses votos são renovados a cada formatura de recrutas que participamos. Essa é, certamente, uma das formaturas mais importantes da FAB, porque representa a sua renovação. Parabéns pela conquista e sigam com dedicação”, declarou o Coronel Silvestre.
A partir de agora, a turma Argos se junta ao efetivo do GSD-RJ para atuar na guarda patrimonial das unidades da Força Aérea Brasileira no Rio de Janeiro, em missões de Defesa da Pátria e de Garantia da Lei e da Ordem, conforme demandas da Presidência da República e do Comando da Aeronáutica.
Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial do III COMAR
Texto: Tenente JOR Fernanda Pereira
Fotos: Soldado Chaves
Redes Sociais