MISSÃO
Representar o Comandante da Aeronáutica e assegurar a governança e a gestão dos Macroprocessos Finalísticos, quando demandados, e dos Macroprocessos de Gestão e Suporte das OM subordinadas e, sistemicamente, das demais OM localizadas em sua área de jurisdição.
VISÃO
Estabelecer-se como referência regional do COMAER e ser reconhecido pela excelência na Governança e Gestão de Qualidade nas atividades administrativas e de suporte finalístico na Força Aérea Brasileira.
VALORES
Os valores definem regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de nossos integrantes, tanto no meio administrativo como no operacional.
Permite odesenvolvimento da missão e o alcance da visão pretendida por este Comando.
Todas as atitudes, condutas e ações deverão estar pautadas nos princípios básicos da disciplina e da hierarquia. O comportamento militar deverá estar norteado por valores-síntese da FAB estabelecidos na DCA 11-45 de 2018 “Concepção Estratégica – Força Aérea 100”, a saber: disciplina, patriotismo, integridade, comprometimento e profissionalismo.
Assim, o Terceiro Comando Aéreo Regional buscará nos valores elencados pela DIPLAN da SEFA a base para o cumprimento de sua missão: A Disciplina, o Patriotismo, a Integridade, o Profissionalismo, a Efetividade, a Transparência e a Governança.
Disciplina
Disciplina é a rigorosa observância e o acatamento integral às leis, regulamentos, normas e disposições que fundamentam o organismo militar e coordenam seu funcionamento regular e harmônico, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes desse organismo.
Patriotismo
Traduzida pelo compromisso permanente de fidelidade à Pátria, em quaisquer circunstâncias. O servir à Pátria é a essência do comportamento de todos os integrantes da Força Aérea Brasileira.
Integridade
O conceito de integridade pública representa um estado ou condição de um órgão ou entidade pública “completo, inteiro, são”. Em outras palavras, pode-se dizer que há uma atuação imaculada e sem desvios, conforme os princípios e valores que devem nortear a atuação da Administração Pública.
Profissionalismo
Comprometer-se com a Instituição significa ter afetividade com ela, o que implica, para o segmento militar, um caráter ideológico de lealdade profissional. Eis um fator que deve estar intrinsecamente presente no dia a dia do COMAR. O Profissionalismo, aqui, permeará as relações interativas entre chefe-subordinado, adensando a Lealdade. O vínculo com a Instituição será fortalecido à medida que a Lealdade e o consentimento apontarem para a evolução profissional do indivíduo, para a saciedade de seus anseios.
Quem não se compromete consigo mesmo, muito provavelmente não terá metas pessoais a cumprir e o mesmo ocorrerá em relação à Instituição. Entusiasmo, determinação e senso de dever são imprescindíveis para o alcance dos objetivos, individuais e coletivos, o que garantirá a excelência dos serviços prestados. Todos esses fatores, aliados à contínua atualização na capacitação profissional dos integrantes do III COMAR, serão vitais para a Administração e trarão como resultados a modernização, a eficiência e a eficácia nos processos.
Efetividade
Na administração, efetividade é a habilidade de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo, ou seja, de atingir as metas definidas no prazo e orçamento estabelecidos e conseguir apresentar um resultado final satisfatório para a Instituição.
Efetividade representa, portanto, a capacidade de reduzir os custos operacionais de determinado projeto, mas ainda assim garantir que o produto final seja o melhor possível.
Transparência
Uma das metas primordiais da moderna Administração Pública, a Transparência deverá ser sempre estimulada e praticada por todos os setores do COMAR, resguardadas as questões afetas à Segurança Nacional. Ela deve estar sempre presente nas atividades desenvolvidas neste Centro, primando-se pela publicidade dos atos administrativos no trato da coisa pública.
Governança
Governança no setor público compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.
Os dirigentes máximos das OM subordinadas deverão demonstrar uma liderança ética, assertiva e exemplar na condução dos subordinados e na consecução das atribuições sob suas competências, determinadas pelo Terceiro Comando Aéreo Regional e pelos Comandos Superiores.
Em adição aos valores-síntese supracitados, as ações cotidianas de todo o efetivo devem ser pautadas no respeito ao próximo, na retidão, na responsabilidade e no reconhecimento aos méritos individuais e institucionais.
Redes Sociais