Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

historica1

A história do III COMAR, o Terceiro Comando Aéreo Regional, remete aos primórdios do Ministério da Aeronáutica. Após nove meses da criação do Ministério era fundada na então capital federal, no Rio de Janeiro, a 3ª Zona Aérea (3ª ZA), mais precisamente no dia 25 de outubro de 1941, abrangendo os Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e o próprio Rio de Janeiro.


O Comando da 3ª ZA estava localizado no lendário Campos dos Afonsos, berço da aviação brasileira, e tinha a função de orientar e fiscalizar as atividades técnico-administrativas da Força Aérea Brasileira em nível regional.


Em meados dos anos 1940  o QG da 3ª Zona Aérea foi transferido para a AV.Presidente Wilson 321, Ed. Itanagra, ocupando os 10º e 10ºandar.  Em 1947 passou a ocupar o prédio da Diretoria de Rotas Aéreas Localizada no Aeroporto Santos Dumont.


A 3a ZA também foi espaço para encontros com ilustres personalidades mundiais. Os astronautas norte-americanos Neil Armstrong e Richard Gordon, pilotos das cápsulas Gemini 8 e 11 a visitaram em 1966, antes de irem à lua. E em 1968, a Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philips, Conde de Edimburgo também estiveram na OM.


Em 1973 a 3ª Zona Aérea passou a ser denominada III Comando Aéreo Regional (III COMAR). Um ano depois sofreu sua terceira mudança passando a ocupar o prédio construído para abrigar as atividades da empresa de aviação Civil PANAIR, uma das companhias aéreas pioneiras do Brasil, sendo a sede definitiva do III COMAR, até a sua desativação em 2017.


Um marco da arquitetura Art Deco, o prédio foi inaugurado em outubro de 1936. Dois anos depois um jardim com a assinatura do paisagista Burle Max passou a embelezar o local.


No século XXI o III COMAR, através de suas OM subordinadas, coordenou, planejou e executou, os procedimentos de segurança da FAB para importantes eventos   como, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio +20, em 2012 e a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpídas em 2016.
Em 2020 o III COMAR é reativado como Comando Aéreo Leste com o objetivo de resgatar a referência e a representatividade do Comando da Aeronáutica (COMAER) no âmbito regional, para fazer parte do processo de aprimoramento Operacional e Gerencial da Força Aérea Brasileira. O Comando Aéreo Leste passsou a ser subordinado à Secretaria de Economia Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA).

Em 04 de novembro de 2021, o Comando Aéreo Leste voltou a denominar-se Terceiro Comando Aéreo Regional e, em 01 de fevereiro de 2022, passou a sua subordinação ao Comando de Preparo (COMPREP), sendo mantida a sua missão e assegurarando governança administritativa as atuais OM subordinadas que consistem  nas Bases Aéreas  dos Afonsos, Galeão e Santa Cruz, bem como o Grupamento de Segurança e Defesa do Rio de Janeiro.

A sede do Terceiro Comando Aéreo Regional  continua localizada no antigo prédio da PANAIR do Brasil localizada na Praça Marechal Ancora 77, Centro, Complexo Santos Dumont.

 

histoca2

Texto: 2o Ten QOCON HIS Manuela / 2o Ten QOCON JOR Erika

Revisão: Cap Coelho

Fim do conteúdo da página