Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Base Aérea do Galeão conclui operação de recepção das delegações do G20
Início do conteúdo da página

A Unidade da Força Aérea Brasileira foi a porta de entrada para cerca de 45 comitivas, com a presença de 28 chefes de Estados e Ministros

 

IMG 20241121 WA0008 1

 

Texto: Tenente Fernanda Pereira

Fotos: Soldado Mazza e Soldado Oliveira Freitas (BAGL)

A Base Aérea do Galeão (BAGL) foi a porta de entrada para as delegações participantes da Cúpula do G20, evento que reuniu os líderes das principais economias do mundo na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Nos dias 16 e 17 de novembro, a BAGL recebeu cerca de 45 comitivas, com a presença de vinte e oito chefes de Estados e Ministros.

IMG 9840

O primeiro a desembarcar em solo brasileiro, na manhã do último sábado (16/11), foi o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Neste mesmo dia, chegaram ao Brasil os presidentes da Tanzânia, Samia Suluhu; da África do Sul, Cyril Ramaphosa; do Chile, Gabriel Boric; e da Indonésia, Prabowo Subianto. Além do príncipe herdeiro de Abu Dhabi, o Sheink Khaled bin Mohamedbin Zayed Al Nahyan e dos Primeiros-ministros do Vietnam, Pham Minh Chính; da Malásia, Anwar Ibrahin; da Itália, Giogia Meloni; e da Austrália, Anthony Albanese.

Já no domingo (17/11), chegaram para o evento os presidentes da Angola, João Lourenço; da Turquia, Recep Tayyip Erdogan; da Argentina, Javier Milei; da China, Xi Jinping; do Paraguai, Santiago Peña;  da França, Emmanuel Macron; da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol; da Espanha, Pedro Sánchez; da Bolívia, Luis Acre;  dos Estados Unidos, Joe Biden; e da Nigéria, Bola Tinubu. A Base também recebeu, nesta data, os primeiros-ministros do Canadá, Justin Trudeau; da Índia, Narendra Modi; do Japão, Shigeru Ishiba; da Alemanha, Olafa Scholz e do Reino Unido, Keir Starmer.

IMG 0548

Uma sala de comando e controle foi instalada na Base Aérea para gerenciar o fluxo de entrada e saída das aeronaves. No total, 25 ficaram estacionadas na Base militar durante todo o evento. A partida das comitivas ocorreu no dia 19/11, com voos quase que em horários simultâneos. Cada nação contou com um Oficial de ligação da Força Aérea Brasileira (FAB) para tratar de suas necessidades operacionais e logísticas. Um esquema especial de segurança foi executado no local.

Além das delegações, os militares da FAB também atuaram no acompanhamento de dezenas de veículos de imprensa, nacionais e internacionais, que fizeram a cobertura do deslocamento das autoridades. Antes de sua decolagem, o Presidente da França, Emmanuel Macron, concedeu uma coletiva de imprensa a jornalistas que acompanhavam a sua delegação.  

O Planejamento da Operação foi iniciado ainda no primeiro semestre de 2024, em conjunto com o Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), com o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). O Comandante da BAGL, Coronel Fabio Ferreira Silva, explicou o trabalho de coordenação, relatando o contato prévio de todas as delegações.

“Os países nos passaram suas demandas específicas, dos meios aéreos a serem transportados e que ocupariam o pátio e as instalações da Base Aérea. Tudo isso foi compatibilizado, após muitas interações, que duraram mais de seis meses”, afirmou o Comandante que também fez um balanço positivo das atividades, destacando que a Operação atesta a Base Aérea do Galeão como centro de mobilização e mobilidade, de relevância, não apenas no contexto da FAB, como também em âmbito internacional.

Escolta

O Pelotão de Motociclistas da Aeronáutica, do Grupo de Segurança e Defesa do Rio de Janeiro, também atuou na organização do G20. Em parceria com o Exército Brasileiro e com a Polícia Rodoviária Federal, os militares batedores participaram da escolta das autoridades durante os seus deslocamentos pela cidade, atuando especialmente na segurança do  príncipe herdeiro de Abu Dhabi, o Sheink Khaled.

Batedores G20

 

Fim do conteúdo da página